Panorama do primeiro dia das fortes chuvas em Guapimirim. Defesa Civil reforça os cuidados e traz números do dia

A Defesa Civil de Guapimrim informou às 19h30 que o índice pluviométrico, que mede a intensidade das chuvas em nossa cidade registrou no período entre 14h e 19h30 um volume de 191mm de chuva. Só para se ter uma ideia, a previsão para todo o mês de março era de cerca de 270mm.

Foram registrados 19 pontos de alagamentos, sem grandes intercorrências e um deslizamento de terra em uma residência no bairro Jardim Cantagalo. Os moradores foram levados até a casa de parentes e o local foi isolado. Os abrigos temporários receberam 9 pessoas que ficarão alojadas preventivamente e estão recebendo todo o suporte das secretarias de Assistência Social e Educação, que estão garantindo o conforto desses moradores.

A EcoRioMinas fechou o trecho da Serra de Guapimirim por volta das 15h30 e reabriu às 18h, mas comunicou às 21h que o trecho encontra-se fechado novamente pelo aumento repentino no volume de água.

A Defesa Civil reforça que está com plantão 24h, e atende pelo telefone 199. A prefeita Marina deu início ao Plano Municipal de Contingência na noite de ontem, que coloca secretarias e departamentos chave de prontidão durante todos os dias de chuva, inclusive na madrugada. A Ouvidoria Geral do Município também realiza plantão e atende pelo número 2020 4787.

Reforçamos para que todos os moradores só saiam de suas casas se realmente houver necessidade. Evite circular com veículos dentro da cidade e principalmente em estradas.