Guapimirim em estágio de alerta pelas fortes chuvas previstas para o fim de semana

O CEMADEN e todos os órgãos de monitoramento meteorológicos do Estado alertam para a previsão de fortes chuvas em grande parte do Estado, mas com a maior concentração milimétrica na região metropolitana e serrana.

Por conta deste fenômeno, que pode atingir até 500 milímetros nos próximos dias, As Secretarias de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Obras e Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos, Urbanismo, Saúde, Educação, Procuradoria, Ambiente e Sustentabilidade, Assistência Social e Comunicação estão em alerta e com todas as equipes dispostas em plantões extras durante estes dias. A Prefeita Marina Rocha decretou ponto facultativo para a Rede Municipal de Ensino e deixou preparado um Gabinete de Crise para eventuais necessidades.

A orientação da Defesa Civil para quem mora em áreas de risco de deslizamentos é que procurem se abrigar em residências de parentes próximos ou amigos. Para quem mora em locais com probabilidade de inundações, preserve os pertences importantes e acione a Defesa Civil se necessário.

Evite a circulação pelas ruas, e só saia de casa se realmente for preciso.

O telefone da Defesa Civil do município é o 199.

Um Plano de Contingência Municipal foi elaborado pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil para atuar em situações de desastres, e um resumo deste documento você pode acessar clicando aqui.

Em caso de haver pessoas desabrigadas, os locais para acolhimento das famílias são: Escola Municipal Nelson Costa Mello e Escola Municipal Fazenda Sernambetiba no Vale das Pedrinhas, Escola Municipal Castro Alves na Caneca Fina e Escola Municipal Professor Otelo, no Centro.