Exposição “Meu Lugar” está trazendo atrações culturais para Guapimirim

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição, chegou a Guapimirim com uma ampla programação cultural para o público. Além das 90 obras de cerca de 40 artistas brasileiros, a mostra “Meu Lugar” também tem levado espetáculos artísticos para a Praça Paulo Terra. Até o dia 14 de janeiro, aos finais de semana, a cidade de Guapimirim vai contar com atrações culturais gratuitas para os moradores, como peças de teatro, apresentações musicais e shows ao vivo.

A mostra que iniciou em setembro de 2023, e já passou pelas cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias, tem a proposta de fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, trazendo obras que tratam sobre as casas populares. “É muito emocionante ver pessoas que estão indo pela primeira vez a uma exposição, sabendo que o que tornou isso possível foi a itinerância, foi o fato de o museu ter ido até elas”, destaca Thiago Fernandes, curador da exposição. A próxima cidade a completar a itinerância será Campos dos Goytacazes, em janeiro de 2024.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

Serviço:
“Meu Lugar”
Local Praça Paulo Terra – Guapimirim/RJ
Horários de funcionamento: sexta a domingo, das 11h às 20h
Encerramento: 14 de janeiro de 2023

Próxima cidade:
Campos dos Goytacazes  – 24/01/2024 a 18/02/2024

PROGRAMAÇÃO CULTURAL FINAL:
Sexta –  12/01/2024 –  às 19:00 horas-  Música mecânica –  DJs
Louise e VT Oliveira .
Sábado – 13/01/2024 – às 20:00 horas – Música ao vivo – Voz e
violão –   Gabi Santos
Domingo – 14/01/2024 –  Encerramento – às 18:00  horas   – Teatro
Infantil – Grupo Teatral in Foco-   “Os Três Porquinhos” .
Às 19:00 horas – Sarau Aguapés – Edição Meu Lugar
Às 20:00 horas – Batalha de rima das diversidades independência