Primeira Feira Literária de Guapimirim acontece nesta quarta, e vai até domingo. Confira a programação.

A Prefeitura Municipal de Guapimirim, por meio das suas Secretarias de Cultura e de Educação, em parceria com a ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro) e a Motivos Produções, promoverá de 16 a 20 de agosto, a primeira edição da FLIG (Feira Literária de Guapimirim) com o tema “Literatura e Natureza, uma história para se contar”. O evento será realizado das 8h às 17h, na Praça Paulo Terra e tem como objetivo fortalecer as oportunidades em prol da literacia, privilegiando a inventividade, o imaginário e a interação. A FLIG busca ainda promover o intercâmbio entre as vertentes artísticas do teatro, da música, da dança e da cultura popular, entre outras.

Nessa edição, a programação ocorrerá em cinco dias, dialogando com as peculiaridades locais para reaquecer a produção cultural regional, bem como terá ações educativas voltadas a alunos e professores das escolas municipais.
“Serão dias de encantamento. O universo literário é muito rico e tem muitas possibilidades. Guapimirim é uma cidade com um grande potencial cultural que será engrandecido com a realização deste evento”, destaca Cris Bastos, produtora da Feira.
A programação será composta por artistas locais nas ações de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, bandas marciais, artes plásticas entre outras. Além disso, o público poderá interagir com os espaços: “EU AMO LER” – aberto aos alunos da Rede pública e privada de ensino e ao público em geral, que contará com uma biblioteca com mais de 5000 títulos literários expostos à venda; ESPAÇO GOURMET – com a gastronomia local; BEBETECA – espaço para crianças abaixo de 3 anos. Os momentos terão personalidades do cenário cultural que irão compor a programação como o ator e humorista Diogo Almeida com o espetáculo “SAVANA PEDAGÓGICA”, o Show Musical da escritora e musicista Bia Bedran, os autores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo e a escritora homenageada Roseana Murray.
“A escrita da Roseana e sua poesia irão permear todas as atividades. A formação do leitor para o universo literário torna-se um processo mais significativo quando o texto dialoga com as nossas emoções. A FLIG será este espaço de encontros entre leitores, livros e emoções”, enfatiza Cris Bastos, produtora do evento.
Toda a programação terá classificação livre e o evento será gratuito. Maiores informações sobre a programação no site e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Guapimirim.