Alerta sobre aumento dos casos das síndromes gripais como a INFLUENZA

A Prefeitura Municipal de Guapimirim, através da Secretaria de Saúde alerta a população sobre aumento dos casos das síndromes gripais como a INFLUENZA.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.

E, a vacina é a melhor forma de se proteger contra a influenza. Então, se você faz parte do grupo prioritário da vacina não deixe de procurar uma unidade de vacinação mais próxima de sua residência.-

Os grupos prioritários são:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes,
  • Puérperas,
  • Professores do ensino básico e superior; povos indígenas;
  • Idosos com idade superior a 60 anos de idade;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;

As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde, e o horário de atendimento é de 8h às 16h.