Dia Internacional dos Museus

Hoje, comemoramos o Dia Internacional dos Museus.

Guapimirim, uma cidade que ultrapassa seus 30 anos de Emancipação, contendo registros históricos de mais de 400 anos, inclusive Engenhos como originalmente era Sede da Fazenda Conceição, propriedade de João de Souza Guimarães. Sede essa que por volta de 1817 e 1820, recebe os naturalistas Karl Friedrich Von Martius e Johann Baptist Von Spix que faziam parte da comitiva que acompanhou a arquiduquesa D. Leopoldina, esposa do D. Pedro, então herdeiro do trono português, em uma viagem cientifica.

A missão cientifica de Von Martius e Johann Baptist, pela Academia de Ciências da Baviera, era estudar as principais províncias brasileiras e formar coleções botânicas, zoológicas e mineralógicas. Marcando a produção do naturalista, pois foram estudos que fora utilizados por toda sua vida.

Em 1845, a sede teve o nome alterado para Fazenda Barreira, quando foi implantado no local, uma barreira fiscal (Uma das primeiras do Brasil), onde era cobrado de tributos trinta vinténs, para o auxilio da conservação da Estrada e pela beleza única do local.

Em 1856, o atual dono da Fazenda Barreira, o Dr. Henrique José Dias, deu importância e contribuiu no processo de aclimatação e o cultivo da quina. Essa produção foi tão importante que ajudou no abastecimento do exercito brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1865-1870).

Com a morte de Henrique Dias, 1904, a fazenda passou a ser propriedade de sua filha Henriqueta Josepha Dias e de seu marido Modesto Brocos y Gomes (renomado artista plástico espanhol, catedrático da Escola de Belas Artes.

O Museu Von Martius foi criado, por ato legal, em 1967, tendo como objetivo preservar a história da flora e fauna da região, exposição de fotos e informações sobre o PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos, exemplares da obra de Von Martius, flora brasiliens, uma videoteca e um auditório com capacidade para 40 pessoas.