Guapimirim se destaca com ICMS Ecológico e é premiado

No dia 29 de junho, Guapimirim participou da cerimônia de premiação do ICMS Ecológico 2021 e ganhou um prêmio no quesito manancial de abastecimento.

Atualmente, Guapimirim é o 22º colocado no no ranking ICMS Ecológico entre os 92 municípios do Rio de Janeiro. Vale dizer que nesse ano, todos os municípios participaram do ICMS – diferente de anos anteriores – o que tornou ainda mais competitivo.

A arrecadação para o ano- fiscal 2022, foi na ordem de R$ 4.292.273,91, tendo um aumento de quase 10% em relação ao período anterior, equivalente a um montante de mais de 800 mil reais

Guapimirim se destaca principalmente no que diz respeito a áreas protegidas, mananciais de abastecimento e gestão ambiental local.

O potencial de crescimento da pontuação de Guapimirim é alto e a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade tem buscado implementar medidas visando a aplicação desses recursos em preservação, conservação e serviços para a população.

O ICMS ECOLÓGICO repassa, anualmente, aos municípios fluminenses o valor que corresponde a 2,5% (dois vírgula cinco pontos percentuais) da parcela de ICMS, distribuída aos municípios (25% do total de ICMS arrecadado pelo Estado). Este rateio é realizado conforme os indicadores ambientais dos municípios, e que são traduzidos em valores financeiros que compõem o índice Final de Conservação Ambiental (IFCA).

Guapimirim foi premiado com o ICMS Ecológico