Secretaria de Saúde promove Novembro Azul em empresas

A Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (17/11), mais uma ação em comemoração ao Novembro Azul. Durante a ação, os funcionários da Belov puderam usufruir de diversos serviços, foram 32 exames de pressão arterial, 35 de glicemia, 22 consultas médicas e 68 testes rápidos, além da aplicação de vacinas e consultas com nutricionista.

Ao longo do evento também foi oferecida orientação para quem gostaria de parar de fumar e palestras para esclarecimento e sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e sobre o uso de anabolizantes.

Vale lembrar que a campanha continua até o final do mês. Neste sábado (18/11) a campanha será parte do programa Prefeitura em Ação, que acontecerá das 09h às 13h, na Praça da Vila Olímpia. No dia 24 de novembro, acontecerá das 08h às 12h, na Klabin e no dia 27 de novembro, também das 08h às 12h, na Cibrapel.

Guapimirim sediará 16º Prêmio Baixada

Inscrições terminam dia 23 de novembro; evento acontecerá dia 8 de dezembro

Guapimirim sediará a 16ª edição do Prêmio Baixada a partir das 18h do próximo dia 8 de dezembro. O evento acontecerá na Estação Cambucás, na Avenida Dedo de Deus, nº 1.162, Centro, em frente a nova sede da Prefeitura de Guapimirim. As inscrições estão abertas e se encerram na próxima quinta-feira (23/11).

O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem por objetivo estimular, fortalecer e valorizar as produções artísticas e culturais nas cidades da Baixada Fluminense. É uma ótima oportunidade para quem busca divulgar o trabalho. A premiação consiste num troféu e um diploma do Fórum Cultural da Baixada Fluminense.

“Essa é uma grande oportunidade que os produtores culturais têm para divulgar o seu trabalho. Este ano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conseguimos cumprir nosso planejamento. Realizamos, entre outros grandes feitos, o I Fórum Municipal de Cultura, a IV Conferência Municipal de Cultura, o I Fórum Municipal de Capoeira e agora esta premiação”, comentou o secretário Municipal de Cultura, professor Luís Cláudio.

Poderão ser apresentados materiais culturais nas seguintes categorias:

• Artes Cênicas (circo; dança; e teatro)

• Audiovisual (produção cinematográfica ou viodeofonográfica; produção radiofônica; produção de obras seriadas; formação e pesquisa audiovisual em geral; difusão de acervo audiovisual, incluindo distribuição, promoção e exibição cinematográfica; rádios e TVs educativas não comerciais)

• Música

Artes visuais e artes digitais eletrônicas (fotografia; artes plásticas, incluindo artes gráficas; gravura, cartazes)

• Patrimônio Cultural (pesquisa e difusão de conteúdos históricos relativos à preservação ou restauração de patrimônio material em geral; preservação ou restauração de patrimônio museológico; preservação ou restauração de acervos em geral; preservação ou restauração de patrimônio imaterial; produção, estímulo e fomento do folclore; artesanato)

• Literatura (acervos bibliográficos; livros de valor artístico, literário ou humanístico, incluindo obras de referência; periódicos e outras publicações; evento literário; eventos e ações de incentivo à leitura; ações de formação e capacitação em geral)

• Comunicação e mídias interativas (produção escrita, falada, através de periódicos de papel ou digital)

• Produção acadêmica / ciência (estudo de relevância, assuntos relacionados à temática baixadense; teses, mestrados)

• Cidadania (iniciativas que trabalham a inclusão e a valorização do cidadão nascido e morador da região)

• Responsabilidade social e sustentabilidade (projetos ou ações voltadas para o desenvolvimento humano de forma sustentável e com ênfase à preservação ambiental do ecossistema da região)

• Produção cultural (projetos voltados para o fomento das atividades culturais na Baixada Fluminense permeados pelo profissionalismo e a apresentação de bons produtos de forma a promover o surgimento de novas plateias como também a manutenção do público já existente no universo cultural da região)

Os nomes dos três indicados de cada categoria serão divulgados no dia 27 de novembro.

Para mais informações e inscrições, acesse www.forumculturabaixadafluminense.org.br.

Guapimirim é homenageado em cervejaria no Leblon

O município de Guapimirim foi homenageado pela Cervejaria Jeffrey, no Leblon, Zona Sul do Rio, na tarde dessa quarta-feira (15/11), por conta do aniversário de 27 anos de emancipação neste mês de novembro.

“Esta é uma pré-celebração do aniversário da cidade. Eu convido vocês a conhecerem Guapimirim. Temos belas cachoeiras, trilhas, pousadas e o [pico] Dedo de Deus”, disse o prefeito Zelito Tringuelê.

A Jeffrey está em processo de instalação de sua nova fábrica em Guapimirim. O evento teve um show do cantor Dudu Nobre, que se apresentará no próximo dia 23 de novembro na Cotia.

Além de conhecer um pouco sobre os pontos turísticos de Guapimirim, o público presente conheceu um pouco do artesanato e dos alimentos orgânicos produzidos por produtores rurais locais, tais como queijos, mel de abelha, cachaça e hortaliças.

Produtores rurais e artesãos de Guapimirim participarão de festa de cervejaria no Rio

Produtores rurais e artesãos de Guapimirim participarão da festa da Cervejaria Jeffrey amanhã (15/11), das 12h às 22h, na Rua Tubira, nº 8-C, Leblon, Zona Sul do Rio. Esses profissionais vão expor seus produtos no evento celebrará o aniversário de 27 anos de Guapimirim.

“A festa não seria completa sem os produtores rurais e artesãos de nossa cidade apresentando suas mercadorias. Queremos que as pessoas de fora conheçam a nossa cidade, o que produz, as nossas belezas naturais (…); se queremos que nossa cidade seja visitada por turistas, temos de ir até eles e apresentá-la”, disse o prefeito Zelito Tringuelê.

A entrada é gratuita.

Guapi 27 anos: Vila Olímpia terá Prefeitura em Ação

No evento será possível solicitar isenção de taxas de emissão de documentos, tratamento de beleza, exames médicos, emissão de cartão do SUS e muito mais; para a emissão da carteira de identidade, é preciso levar duas fotos 3×4

A Praça da Vila Olímpia, em Vila Olímpia, dará lugar à segunda edição do programa Prefeitura em Ação. O evento acontecerá das 9h às 14h do próximo dia 18 de novembro (sábado), e será possível solicitar isenção de taxas de emissão de documentos, tratamento de beleza, exames médicos e muito mais.

“Durante a nossa campanha eleitoral, sempre ouvíamos reclamações que a região da Vila Olímpia e do Vale das Pedrinhas era abandonada e que os políticos só se lembravam de lá em época de eleição. Felizmente, ninguém poderá falar isso do nosso governo. Já realizamos várias atividades nessas redondezas em menos de um ano de governo, e esse será um grande evento. Essa é uma boa oportunidade para quem precisar conversar comigo”, comentou o prefeito Zelito Tringuelê.

“O Prefeitura em Ação é uma forma de atenção que o governo está dando aos cidadãos de Guapimirim. O que nos motivou a promover o programa novamente foi o sucesso da edição anterior, em setembro deste ano, na Praça Paulo Terra. Mais de 2,5 mil pessoas compareceram. A resposta positiva do público foi fundamental, por mostrar que estamos no caminho certo. Esperamos ainda realizar muitos eventos como esse. Além de serviços públicos, isenção de taxas e corte de cabelo, a criançada poderá se divertir”, disse a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

Os programas Prefeitura em Ação e Prefeitura no seu Bairro fazem parte da programação dos 27 anos de emancipação. Além de shows e atrações artístico-culturais, a comemoração do aniversário do município contará com prestação de serviços públicos à população.

Veja quais serviços serão oferecidos:

• Prefeitura: teste rápido de HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicose; campanha Novembro Azul; emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); aplicação de flúor; consulta em saúde mental e orientações sobre o combate ao tabagismo; Programa Saúde do Trabalhador; atendimento / orientações pelo Serviço Social sobre reconhecimento de paternidade e pensões; Espaço do Empreendedor: formalização e orientações sobre emissão de declaração de microempreendedor; Cadastro Único (CadÚnico) e atendimento técnico com CRAS, CREAS e Alta Complexidade (Família Acolhedora); distribuição de mudas e sementes de hortaliças; coleta de óleo de cozinha usado e de pilhas e baterias; biblioteca itinerante.

Para o Espaço do Empreendedor, é preciso levar original e cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e IPTU.

• Detran: emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade.

É preciso levar duas fotos 3×4 recentes.

• Defensoria Pública: isenção de taxa de casamento, de divórcio, de 2ª via de certidão de nascimento, de óbito, da identidade e de registro tardio (nascido vivo).

Para solicitar a segunda via de certidão de nascimento ou de óbito, é preciso informar onde o documento foi emitido.

Para solicitar isenção da taxa de casamento, é preciso levar original e cópia dos seguintes documentos dos noivos: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de divórcio averbado, comprovantes de residência e de renda.

Para solicitar isenção da taxa do divórcio consensual, é preciso levar original e cópia dos seguintes documentos do casal: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de nascimento dos filhos em comum e comprovante de residência.

• INSS: orientações sobre a Previdência Social.

• Sine: orientações sobre emissão e entrega de carteira de trabalho e Seguro-Desemprego; e cadastro no Balcão de Empregos.

É preciso levar original e cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e IPTU.

• Enel: orientação e inscrição para tarifa social de energia elétrica, com o recebimento de lâmpada de baixo consumo de energia.

• Avisi Brasil (parceira da Enel): orientações sobre consumo consciente de energia elétrica, instalações elétricas e substituição de uma lâmpada usada por uma de LED. Para esta, é preciso apresentar a última conta de energia.

• Educatec Brasil: cuidados de beleza gratuitos como corte de cabelo masculino e feminino, barba, escova simples e manicure.

• Associação Beneficente Anjos do Senhor (Abas): venda de produtos confeccionados pelos internos.

• Karolynne: design de sobrancelhas simples e/ou com renna, corte de cabelo e escola.

Associação de Barbeiros de Guapimirim: corte de cabelo masculino simples.

Guapi faz 27 anos!

Agora é oficial!!! Guapimirim faz 27 anos e temos muito o que comemorar. Confira a programação para os dias 23, 24, 25 e 26 de novembro.

O evento será realizado na arena de eventos da Cotia, a partir das 20h. Para participar, basta doar 1kg de alimento não perecível.

Guapimirim e Teresópolis se unem em prol da cultura

As secretarias municipais de Cultura de Guapimirim e de Teresópolis se uniram para promover a cultura na Serra Verde Imperial, com o projeto ‘Cultura de Raiz’. No próximo domingo (12/11), a partir das 10h da manhã. O evento, que conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim, é gratuito e ocorrerá no restaurante Chafariz de Ouro, na Estrada Maria Alcântara Fares, nº 36, no bairro Cotia, em Guapimirim.

“Estamos muito contentes por essa parceria com a cidade vizinha de Teresópolis. Nosso objetivo é fomentar a cultura popular a nível regional, valorizar os artistas locais, resgatar parte da História brasileira por meio de sanfoneiros, repentistas e tocadores de violão e viola. No que depender da gente, firmaremos muitas outras parcerias para o desenvolvimento cultural, turístico e econômico de nossa região”, comentou o secretário Municipal de Cultura de Guapimirim, professor Luís Cláudio.

Durante o evento ocorrerá a exposição e venda de obras de arte de artistas locais, artesanato e uma barraca da associação Fojo, expondo e vendendo produtos agrícolas sem agrotóxico.

Cervejaria leva Guapimirim ao Leblon

Guapimirim completa 27 anos de emancipação neste mês de novembro, e a festa começa no próximo dia 15 de novembro. A cidade da Serra Verde Imperial será apresentada aos cariocas pela Cervejaria Jeffrey. O evento ao ar livre, com entrada gratuita, ocorrerá das 12h às 22h, na Rua Tubira, nº 8-C, no Leblon, Zona Sul do Rio, e terá shows, venda de chopes a partir de R$ 10 e de produtos artesanais de Guapi.

A cervejaria está em processo para instalar sua nova fábrica em Guapimirim, o que vai gerar mais emprego, renda e incentivo ao turismo.

“Se queremos promover o turismo em nosso município, temos de ir onde os turistas estão. Guapimirim tem o [pico] Dedo de Deus, o Museu Von Martius, cachoeiras, trilhas, é o lugar perfeito tanto para quem busca descanso quanto para quem gosta do ecoturismo”, comentou o prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê.

O evento foi noticiado pela revista Veja Rio.

Secretaria de Educação divulga calendário de matrícula para o ano letivo de 2018

A Secretaria Municipal de Educação informa o calendário de matrícula na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2018.

Renovação de matrícula – de 21/11/2017 a 30/11/2017*

* A renovação de matrícula é voltada para os alunos que já estudam na rede municipal de ensino de Guapimirim.

Remanejamento de aluno – de 04/12/2017 a 08/12/2017

Matrículas de remanejados – de 11/12/2017 a 15/12/2017

Matrículas novas – de 04/01/2018 a 19/01/2018*

* Esse período é destinado aos estudantes que estão se matriculando pela primeira vez na rede municipal de ensino de Guapimirim.

“Os pais e responsáveis pelos estudantes devem ficar atentos ao cronograma, para não perderem o prazo”, recomendou a secretaria Municipal de Educação, Cecília Pais.

Guapimirim sedia XVI Prêmio Baixada

Inscrições podem ser feitas até dia 23 de novembro

A Prefeitura de Guapimirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, está apoiando o XVI Prêmio Baixada, que visa divulgar, promover e fortalecer as ações de pessoas e instituições que atuem na produção cultural e artística da região. Popularmente conhecido como “Oscar da Baixada”, o prêmio é uma iniciativa do Fórum Cultural da Baixada Fluminense e, neste ano, a cerimônia de premiação vai acontecer em Guapimirim, no dia 8 de dezembro.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, professor Luis Cláudio, o prêmio baixada corresponde a um esforço muito grande dos seus articuladores para proporcionar visibilidade à região. “Nós sabemos que as culturas são o ponto de partida e o ponto de chegada da construção das identidades das pessoas e dos lugares. Para nós, receber o Prêmio Baixada em nossa cidade é uma forma de apresentarmos uma visão de valorização daquilo que temos de mais rico, que é a nossa diversidade, a nossa diferença”, ressaltou.

Pessoas ou instituições que atuem na produção cultural e artística da Baixada Fluminense ou que valorizem a região têm até o dia 23 de novembro para fazer a inscrição para o XVI Prêmio da Baixada. Serão contemplados 11 segmentos: artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e artes digitais e eletrônicas, patrimônio cultural, literatura, comunicação e mídias interativas, produção acadêmica/ciência, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, e produção cultural.

Para se inscrever, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e quatro anos de atuação no segmento em que pretende concorrer comprovados. As inscrições podem ser feitas através do link www.forumculturalbfluminense.org.br/premiobaixada.

Sobre o Fórum Cultural da Baixada Fluminense

Criado em 2000, o Fórum Cultural da Baixada Fluminense tem como objetivo fomentar a cultura da região, por meio de ações continuadas que visibilizem a produção artística local e a própria região. Além do Prêmio Baixada, a entidade é responsável pela criação do Dia da Baixada (30 de abril), em 2002, e pelo seminário “Quem é quem na Cultura da Baixada Fluminense?”, cuja primeira edição (2000) resultou na Carta Cultural da Baixada – documento que reúne demandas do setor cultural na região.

O Fórum também realiza encontros nas cidades da Baixada, com a finalidade de conhecer, dialogar e articular com os produtores artísticos e culturais de cada cidade.

Serviço:
XVI PRÊMIO BAIXADA
Data: 08/12/2017
Horário: 18h
Local: Estação Cambucás (Av. Dedo de Deus, 1200 – Guapimirim)