‘Podem tirar tudo de vocês, menos o conhecimento’

O prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, participou da celebração dos 200 anos da viagem do botânico alemão Carl Friedrich Phillip Von Martius ao Brasil, na manhã desta sexta-feira (18/8), no Museu Von Martius, na sede guapiense do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Na ocasião, ele destacou que a Prefeitura fará o que for possível para que o parque continue funcionando, apesar da grave crise econômica que afeta o país.

“O único museu do mundo dedicado a Von Martius está em Guapimirim (…);reiteramos nosso apoio para que o Parnaso possa trazer estudantes para conhecerem o parque e o nosso município. Podem tirar tudo de vocês, menos a educação, a cultura, o conhecimento. Guapimirim [turístico] tem um potencial fantástico e queremos investir nisso, porque muitas pessoas que moram no município ainda não conhecem o parque”, disse Zelito Tringuelê.

Além da cerimônia que contou com músicos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), acontece a exposição de Von Martius que conta um pouco de sua trajetória pelo Brasil.

As secretarias municipais de Turismo, a de Ambiente, a de Cultura, e a de Agricultura, Pecuária e Pesca marcaram presença. A primeira e a segunda participaram da organização do evento, em parceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a terceira secretaria levou artesãos locais para apresentarem seus produtos, enquanto que a quarta realizou a distribuição gratuita de sementes de hortaliças como couve-flor, cenoura, beterraba, chicória, entre outras.

Von Martius nasceu na Alemanha em 1794, e chegou ao Brasil em missão científica junto à comitiva da grã-duquesa Leopoldina, que veio para se casar com o príncipe Dom Pedro I. O cientista deixou uma grande contribuição ao país, ao catalogar a flora brasileira.

A antiga casa-sede da fazenda da Barreira, no Soberbo, onde Von Martius se hospedou, deu lugar ao museu que leva o seu nome. O trabalho desenvolvido no país durante sua estadia de três anos foi de tal relevância que no Brasil o Dia Nacional da Botânica é comemorado no dia 17 de abril, sua data de nascimento. O museu fica no KM 98 da Rodovia Rio-Teresópolis.

Diretores e orientadores participam de Encontro Pedagógico

A Secretaria Municipal de Educação realizou ontem (17/08), o Encontro Pedagógico Integrado de Diretores e Orientadores., que reuniu cerca de 60 profissionais que atuam do 1º ao 5º ano de escolaridade.

Durante o evento, o Coordenador dos Anos Iniciais, Waldemir Souza, falou sobre a importância da Meta 5 do Plano Nacional de Educação, que estipula o ano 2024 como prazo máximo para alfabetizar todos os alunos até o 3º ano dos anos iniciais. “O nosso compromisso é atingir a meta 5, alfabetizando na medida do possível todos os alunos na idade certa. E que todos os profissionais possam estar compenetrados em prol desse desafio”, afirmou.

Os palestrantes também falaram sobre práticas pedagógicas e sobre o Projeto Jogos Pedagógicos. “É muito importante que a gente consiga levar para os alunos essa vivência cotidiana e a troca de experiências entre alunos de turmas diferentes, durante as atividades dos Jogos Pedagógicos as crianças ficaram muito empolgadas e isso é maravilhoso!”, afirmou a Orientadora Pedagógica, Elaine Silva.

No local foram expostos alguns trabalhos realizados nos Jogos Pedagógicos pelos professores e alunos da Escola Municipal Silva Crespo e da Escola Municipal Tuffy Nicolau Habib. O encontrou também contou com a participação da Professora Ariana, que cantou algumas músicas relacionadas ao tema.

Vale das Pedrinhas recebe Plantão Fiscal

A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, deu início ao Plantão Fiscal, e o primeiro bairro a ser atendido pelo projeto é o Vale das Pedrinhas. A ação tem como objetivo a melhora do atendimento à população dos bairros mais distantes, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Maria da Silva, 1512, no Vale das Pedrinhas.

No local a população pode fazer diversos tipos de denúncias diretamente com o fiscal de plantão, como veículos abandonados em via pública ou a existência de eventos sem autorização prévia da Prefeitura. As denúncias serão encaminhadas para a Secretaria, e esta por sua vez é responsável por analisar e organizar operações de fiscalização.

Museu Von Martius celebra bicentenário com programação cultural

O Museu Von Martius, localizado na sede guapiense do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), prepara uma extensa programação para celebrar os 200 anos da viagem do botânico e médico alemão Carl Friedrich Von Martius ao Brasil, na próxima sexta-feira (18/8).

Von Martius nasceu na Alemanha em 1794, e chegou ao Brasil em missão científica junto à comitiva da grã-duquesa Leopoldina, que veio para se casar com o príncipe Dom Pedro I. O cientista deixou uma grande contribuição ao país, ao catalogar a flora brasileira.

A antiga casa-sede da fazenda da Barreira, no Soberbo, onde Von Martius se hospedou, deu lugar ao museu que leva o seu nome. O trabalho desenvolvido no país durante sua estadia de três anos foi de tal relevância que no Brasil o Dia Nacional da Botânica é comemorado no dia 17 de abril, sua data de nascimento.

A entrada para participar da comemoração é gratuita.

Veja a programação completa:

09h – Início do evento

10h – Abertura
• Leandro Nascimento Goulart (Chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos)
• Dr. Roberto Leher (Reitor da UFRJ)
• Zelito Tringuelê (Prefeito de Guapimirim)
• Irineusa de Oliveira Santos (Arq. Parnaso)

10h30 – Dr. Breno Herrera – Tema: Parque Nacional da Serra dos Órgãos

10h45 – Dr. João Henrique – Tema: História do Império

11h – Escola de Música da UFRJ: Magda Belloti (canto), Graça Alan e Guilherme Nishijima (violões e cordas), Raphael Santos (violão 7 cordas) e Daniel Haddad (Bandolim)

12h – Lundu – Carl Friedrich Philipp von Martius
(Lundu instrumental recolhido por von Martius em sua viagem ao Brasil entre 1817 e 1820, publicado como anexo do livro “Viagem pelo Brasil”, de Spix e Martius. É o registro musical mais antigo que se conhece do lundu).
Viola quebrada – Harmonizado por Villa Lobos
Modinha (Letra de Manduca Piá-Rio 1926) – H. Villa Lobos
Lundu da Marqueza de Santos (Nº 2 letra de Viriato Corrêa) – H. Villa Lobos
Gaúcho (cá e lá o corta-jaca e Ô abre alas) – Chiquinha Gonzaga
Noites Cariocas – Jacob do Bandolim
Tico-tico no fubá – Zequinha de Abreu
Canto de Ossanha e Berimbau – Baden Powell

14h – Apresentação do Coral com regência do maestro Mario Assef

15h – Rodas de Conversa
Irineusa de Oliveira Santos – Tema: Von Martius e seu legado
Elizabeth Bravo – Tema: PARNASO
Leandro Goulart e Leonardo Martins – Tema: Projeto Caminhos da Serra do Mar
Daniel Luz – Tema: Aprisionamento de animais silvestres
D. Glória – Artesanato com reaproveitamento de material

Atividades que acontecerão simultaneamente:

• Exposição da artista plástica Fabiana Kaled (durante todo o evento)
• Workshops de pintura e paisagismo – Escola Brasileira de Artes (durante todo o evento)

 

CRAS em Ação e Caravana Digital levam cidadania à Vila Olímpia

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou diversas ações de cidadania hoje (16/08), no bairro Vila Olímpia, no evento “CRAS em Ação” e a caravana Seja Digital. Foram cerca de 700 atendimentos, entre esclarecimentos e encaminhamentos pela equipe da Secretaria, corte de cabelo gratuito, orientação e agendamento para a retirada gratuita do kit conversor de TV digital (antena, aparelho e controle remoto) e oficinas para as crianças.

“Este tipo de ação é muito importante, não só pelas ações realizadas no dia, mas este é muitas vezes o primeiro passo para criarmos um vínculo. E após a aproximação nós conseguimos realizar os encaminhamentos necessários”, disse a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

A ação também contou com a parceria da Secretaria de Saúde, que realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, com resultados em 30 minutos, aferição de pressão e teste de glicemia, além da equipe de saúde bucal, que realizou aplicação de flúor e deu orientações.

“Eu vim, já fiz meu agendamento para buscar meu kit da TV digital, e agora fui atendida pela equipe do CRAS, fui bem recebida. Está sendo uma ação muito legal, minha neta participou das oficinas e ainda fez aplicação de flúor, fiquei muito feliz”, afirmou Josilda dos Santos, aposentada e moradora da Vila Olímpia.

O kit conversor de TV digital é de responsabilidade da Seja Digital e se deve ao desligamento do sinal analógico de TV programado para o próximo dia 25 de outubro por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para ter direito ao recebimento gratuito é preciso estar cadastrado em programas sociais do governo federal (ex.: Bolsa Família; Pronatec; Tarifa Social de Energia Elétrica; Minha Casa, Minha Vida; entre outros serviços assistenciais).

Grupo de Trabalho atende moradores do Cantagalo

O Grupo de Trabalho da Prefeitura de Guapimirim esteve hoje (16/08), na Avenida Dedo de Deus, em frente ao Restaurante Bravo, no Centro, para atender aos moradores do Cantagalo que buscaram esclarecimentos sobre o IPTU 2017.

Fique atento! O Grupo de Trabalho percorrerá todos os bairros de Guapimirim, na próxima sexta-feira dia 18/08, a equipe estará na Estrada da Caneca Fina, 499, em frente a Lanchonete Isadu, para atender aos moradores no bairro Iconha.

Guapimirim terá evento para discutir planejamento urbano

Como você imagina Guapimirim daqui a 10, 20, 30 anos?

Para discutir o futuro de nossa cidade, a Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Regularização Fundiária, convida você, empresário, das áreas de comércio e indústria, a participar de um encontro para conhecer a ferramenta Charrette Meeting. Trata-se de reuniões com foco no planejamento urbano dos municípios de forma colaborativa em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (17/8), às 18h, na Pousada Sonho Verde, na Rua Comandante Bacelar, nº 114 – Centro.

As discussões serão em torno da mobilidade urbana, projetos paisagísticos e acessibilidade das calçadas para os cadeirantes. Quem anda pelas ruas de Guapimirim se depara com calçadas não adaptadas para esse público-alvo. Por isso, é muito importante a participação de todos para construirmos a Guapimirim que tanto sonhamos e queremos.

Terceira idade participa de festa agostina

A manhã desta sexta-feira (11/8) foi de muita alegria e comidas típicas para os usuários do Centro de Convivência do Idoso e da Juventude, no Centro. Vestidos a caráter, os idosos participaram de uma festa agostina organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Por meio do centro de convivência, e também no CRAS, promovemos cidadania, interação, integração e inclusão social. É muito bom ver que as pessoas estão felizes. De vez em quando chega algum idoso nos cumprimentando pela criação do polo do idoso, porque tem algum lugar para se divertir e se distrair, ainda mais por morar sozinho. Quando ouço isso, sinto-me realizada, sinto que estou cumprindo uma missão, uma função social, a de tornar a vida de alguém um pouco melhor”, expressou a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

O Centro de Convivência do Idoso e da Juventude fica na Rua Eduardo Garcia, nº 64, no Centro de Guapimirim, ao lado da Praça da Emancipação.

Pronatec Voluntário está com inscrições abertas para cursos

O Pronatec Voluntário (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas para cursos de educação à distância (EAD) até o próximo dia 18 de agosto (sexta-feira).

Para participar, é preciso ter no mínimo 15 anos. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente nas secretarias municipais de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda e de Turismo. Estas duas ficam no prédio da antiga Faetec, na Estrada da Caneca Fina, nº 39, no Iconha.

Há vagas para cursos de inglês básico, editor de vídeo, fotógrafo, ilustrador, editor de projeto visual gráfico, assistente administrativo, recepcionista, entre outros.

“CRAS em Ação” e caravana Seja Digital levam cidadania à Vila Olímpia

Haverá corte de cabelo gratuito, teste rápido de HIV, aplicação de flúor e muito mais

Parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Seja Digital levará para a praça da Vila Olímpia, no bairro de mesmo nome, o “CRAS em Ação” e a caravana Seja Digital. As ações de cidadania consistem em corte de cabelo gratuito, teste rápido de HIV, aplicação de flúor, aferição da pressão arterial, teste de glicose, orientação e agendamento para a retirada gratuita do kit conversor de TV digital (antena, aparelho e controle remoto) e oficinas para as crianças. Os eventos ocorrerão das 9h às 13h da próxima quarta-feira (16/8).

Para ter direito ao kit conversor de TV digital, é preciso estar cadastrado em programas sociais do governo federal (ex.: Bolsa Família; Pronatec; Tarifa Social de Energia Elétrica; Minha Casa, Minha Vida; entre outros serviços assistenciais). A distribuição dos equipamentos é de responsabilidade da Seja Digital e se deve ao desligamento do sinal analógico de TV programado para o próximo dia 25 de outubro por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).