Na manhã desta segunda-feira, 05, a Secretaria Municipal de Saúde, através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) em parceria com o CASI (Centro de Atendimento à Saúde do Idoso), realizou uma campanha voltada para a melhor idade de Guapimirim. O evento promoveu testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A campanha visa levar a informação para frear a cadeia de transmissão das DSTs, principalmente nas pessoas acima de 60 anos, como explica Silvia Regina Cabral, psicóloga do SAE: “Com o crescente número da expectativa de vida entre os brasileiros, o índice de doenças sexualmente transmissíveis entre os idosos também vem crescendo de forma significativa. Temos que levar a informação e a prevenção para esse grupo de pessoas”, destacou.

Na campanha de hoje, a equipe do SAE atendeu 24 idosos, realizando 96 testes rápidos. “É de extrema importância tratar da prevenção das DSTs, pois, quando descobertas, pode ser tarde demais. Essas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas aparentes, sendo descobertas apenas quando já estão bem avançadas. A campanha vem para alertar e incentivar o uso de preservativos e a realização desses exames pelo menos uma vez ao ano”, concluiu a psicóloga Silva Cabral.

Na próxima quinta-feira, véspera da programação do Carnaval 2018, a campanha de prevenção também irá à Praça da Emancipação. Das 8h às 12h, serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C na população.

 

Serviço:

Campanha de prevenção HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Dia: 08/02

Local: Praça da Emancipação

Horário: 08h às 12h