Aconteceu ontem (02/02) a primeira grande ação do movimento #VemComAGente – Todos Contra a Febre Amarela. O evento ‘Sexta é Dia de Faxina!’ teve como objetivo reforçar a importância da vacinação contra a febre amarela e os cuidados nessários para evitar a proliferação dos mosquitos responsáveis pela transmissão da febre amarela e outras doenças, e teve início com uma caminhada da Praça do Paiol até a Praça da Emancipação, no Centro.

O Prefeito Zelito Tringuelê, que fez questão de ir às ruas conversar com a população sobre a importância da campanha disse, “Guapimirim foi um dos únicos municípios do estado que superou a meta de vacinação contra a febre amarela. Mas mesmo assim precisamos que cada um faça a sua parte, estamos aqui com toda a prefeitura envolvida nesta ação, mas é muito importante que a população faça parte disso”.

Após a caminhada grupos de trabalho da Secretaria de Saúde, Secretaria de Ambiente, Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, percorreram diversos bairros levando ações de eco faxina, fiscalização, orientação e vacinação.

Nesta primeira ação os bairros atingidos foram os do entorno do Jequitibá, Jardim Guapimirim, Parada Modelo, Centro, Vila Olímpia, Barreira e Garrafão. Nos locais, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Agentes da Defesa Civil e voluntários das secretarias de Educação e Ambiente, percorreram aproximadamente 300 casas para orientar moradores sobre os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação de mosquitos transmissores da febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Ao todo, foram aplicadas 292 vacinas contra a febre amarela e mais de 80 focos de mosquitos foram eliminados.

Na Vila Olímpia também foi realizada uma grande mobilização. Em algumas casas, os agentes se depararam com caixas d’água completamente destampadas ou não completamente vedadas e vasos de plantas com larvas de mosquitos e aplicaram larvicida. Na ocasião, os profissionais recolheram amostras de água – várias delas com presença de mosquitos – para analisar em laboratório.

Os agentes também visitaram uma fábrica de tijolos no bairro e se depararam com caçambas de lixo e formas de tijolos com água parada. Esses locais servem de focos para esses insetos.

Num terreno baldio localizado na Rua Palas, esquina com a Avenida Galileu, os agentes aplicaram inseticida. O mato estava alto e haviam vários televisores quebrados espalhados, que também podem se tornar focos de mosquitos.

Paralelamente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou uma operação de limpeza urbana nos bairros atendidos que terá continuidade na próxima segunda-feira (05/02). Todo lixo eletrônico recolhido será destinado à Secretaria Municipal do Ambiente para o devido descarte.

As ações continuam neste final de semana com vacinação nos postos de Parada Modelo, Vila Olímpia, Vale das Pedrinhas e em frente ao Super Terê, além de todos os condomínios do município.