Ação contribui para o combate a mosquitos

A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, recolheu neste início de 2018 ao menos 12 toneladas de pneus velhos. O material é doado à empresa Reciclanip para reciclagem e transformado em solas de sapato, tapetes para automóveis, pisos e asfaltos de borracha.

“Esta é uma importante ação desenvolvida pela Secretaria Municipal do Ambiente de preservação ambiental que contribui também para o combate a mosquitos transmissores de doenças como a febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Pneus velhos com água parada estão entre os principais focos desses insetos. A secretaria está trabalhando em parceria com as secretarias [municipais] de Saúde e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil para uma grande mobilização contra a febre amarela que acontecerá amanhã (2/2)”, contou o secretário Municipal do Ambiente, Pierre Dutra.

“Em 2017, a Secretaria Municipal do Ambiente recolheu cerca de 48 toneladas de pneus velhos em diversos pontos de Guapimirim durante as ações de limpeza urbana. Só naquele mês de janeiro, em menos de um mês da atual gestão, a secretaria já havia recolhido seis toneladas. Essa ação contribui para o recebimento do ICMS Ecológico, um importante incentivo financeiro aos municípios que investem em educação ambiental”, disse o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Ambiente, Alexandre Donato.

Quem tiver pneus velhos pode entregá-los à Secretaria Municipal do Ambiente, na Estrada do Bananal, nº 1.919, bairro Bananal.