A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para todos os munícipes. No ano passado, os esforços empreendidos na campanha de vacinação, imunizaram mais de 40 mil pessoas.

Em 2018 já foram registrados quatro casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro. A primeira morte do ano foi registrada em Teresópolis, onde também há uma pessoa internada, além de outras duas mortes registradas em Valença, no Sul Fluminense, e mais uma pessoa internada no mesmo município.

É importante reforçar que a febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos, e NÃO por macacos. Praticar abusos, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres é crime ambiental com pena de três meses a um ano mais multa, com base na Lei Estadual 3467 e no Decreto municipal 748/2007. Ao encontrar macacos mortos ou debilitados, o cidadão deve informar o mais rápido possível à Vigilância Ambiental no telefone 2632-3519.

A vacinação é recomendada para crianças a partir dos nove meses de idade. Mulheres que estejam amamentando, pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia, corticoides ou submetidos a tratamentos imunossupressores, portadores de doenças autoimunes, hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas, pessoas com alergia a ovo, portadores do vírus HIV/AIDS e idosos com mais de 59 anos deverão consultar um médico para avaliar a possibilidade de vacinação.

*Lembrando que caso você já tenha se vacinado, a mesma não deve ser aplicada novamente, pois a reaplicação pode ser prejudicial à saúde.

Sinais e sintomas

*Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer olhos e pele amarelados, problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

DICAS: Use repelentes, instale mosquiteiros e evite áreas de mata.

Para mais informações sobre a doença acesse www.febreamarelarj.com.br.

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h. Confira os postos de vacinação:

UNIDADE DE SAÚDE DE PARADA MODELO
QUINTA MARIANA
PQ SANTA EUGÊNIA
PARADA IDEAL
STATUS
VILA OLÍMPIA
VALE DAS PEDRINHAS
RUA 11
CENTRO PEDIÁTRICO E NUTRICIONAL – SMS
ORINDI
VALE DAS PEDRINHAS

*No dia 27 de janeiro, os postos de vacinação ficarão abertos das 08h às 16h, para a realização do Dia D de vacinação contra a febre amarela.