A Prefeitura de Guapimirim deu início à Operação Verão 2018 no último fim de semana em pontos turísticos do município, como a Barreira, a cachoeira da Concórdia, o Centro, Garrafão e Caneca Fina. Participaram as secretarias municipais do Ambiente, Turismo e Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, sendo esta por meio da Guarda Civil Municipal e da Guarda Ambiental.

Entre os problemas encontrados vale destacar o lixo espalhado, garrafas de vidro, vestígio de fogueira e de churrasqueira, entre outros.

A Secretaria do Ambiente apoiou a ação com o fornecimento de viaturas, na parte jurídica, treinamento dos agentes das guardas Civil e Ambiental e a elaboração da operação.

Já a Secretaria de Turismo e as guardas Civil e Ambiental orientaram turistas e visitantes sobre o Código de Posturas municipal e buscaram conscientizá-los sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.