O mês de dezembro foi de muita emoção para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 9ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Guapimirim. Eles participaram de uma cerimônia de formatura promovida pelas escolas onde estudaram. Os eventos ocorreram entre os dias 18 e 21 deste mês, com a participação de familiares, amigos, professores e ex-professores, além da diretora Pedagógica, Sandra Izidoro, e da secretária Municipal de Educação, Cecília Pais.

“Quero dizer para cada um de vocês, formandos, que não desistam dos seus ideais. Vocês estão partindo para mais uma etapa da vida de vocês. Estão saindo do Ensino Fundamental e seguindo para o Ensino Médio. Daqui a 10 anos, quero receber notícias de que vocês se formaram em Medicina, Direito, Jornalismo, Pedagogia, entre tantas outras graduações. Quero dizer também que as nossas escolas sempre estarão de portas abertas para o que precisarem. Vocês sempre serão muito bem-vindos, inclusive para apoiar e a ensinar os colegas de vocês”, declarou a secretária de Educação, Cecília Pais.

“Eu louvo a Deus por este momento e agradeço a Ele por estar fazendo parte deste momento tão importante na vida de vocês, porque este é o fim de uma etapa, não um ponto final. Que nada nem ninguém os faça desistir dos sonhos de vocês (…); e a vocês, pais presentes, obrigada por estarem aqui. É um prazer recebê-los e saber que vocês são pais presentes na vida dos nossos alunos”, disse a diretora Pedagógica, Sandra Izidoro.

Na ocasião, os formandos homenagearam seus antigos mestres e colegas de turma.

“Estou muito orgulhosa e feliz da vida pelo meu filho, porque ele é um menino esforçado e abençoado. Só tenho que agradecer a Deus e a este colégio maravilhoso que, junto com o pai e eu, ensino tudo o que ele sabe”, expressou dona Laudineia Vieira, mãe do aluno Wesley, da Escola Municipal Rosa de Sarom.

“Está tudo muito bom. É maravilhoso e gratificante ela estar aqui [se formando], porque lutamos muito. O ensino que ela me passa é muito bom, com professores excelentes. A direção está de parabéns”, contou Márcia Rosário, tia e prima da aluna Gabrielly de Olinda, da Escola Municipal de Rosa de Sarom, que veio de Duque de Caxias para a cerimônia.

As escolas cujas turmas se formaram são: Rosa de Sarom, Fazenda Sernambetiba, Acácia Leitão Portela, Maximino José Pacheco, Simão da Motta e Ilza Junger Pacheco.

A título de curiosidade, é a primeira vez que é realizada uma festa de formatura para os estudantes da Escola Municipal Simão da Motta, na Vila Olímpia, segundo a direção.

Já os alunos da Escola Ilza Junger Pacheco apresentaram uma coreografia durante a cerimônia.