Na última semana, os centros de Referência de Assistência Social de Guapimirim encerraram as atividades de 2017 com festas nas unidades. As confraternizações no CREAS e nos CRAS de Vale das Pedrinhas, Centro e Jardim Guapimirim reuniram assistidos e familiares em um momento de descontração, emoção e carinho, que contou também com a presença do Papai Noel e de comidas típicas da época do Natal. Os eventos contaram com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

CRAS Vale das Pedrinhas

Com apresentação de dança de salão, exposição de artesanato e chegada do Papai Noel, a confraternização do CRAS Vale das Pedrinhas visou manter o trabalho realizado pelo Centro, de fortalecimento do vínculo familiar. “Fizemos esta festa para manter os vinculas das famílias assistidas pelos programas, bem como da nossa equipe. Durante todo o ano ficamos focados nos trabalhos desenvolvidos de acompanhamento e de oficinas. Hoje foi dia de apresentar o que foi realizado ao longo de 2017 e festejar nossas conquistas”, disse a coordenadora, Katlyn Lessa.

CRAS Centro

No CRAS Centro, a coordenadora Nabila Natália Pereira disse estar muito feliz em finalizar o ano com a confraternização. “O CRAS atende famílias de baixa renda e em situação de fragilidade, por isso a importância em mostrar que no CRAS elas podem encontrar pessoas que as ajudam a mudar essa realidade. Nossa meta é que em 2018 possamos realizar o mesmo trabalho, com a mesma seriedade e integridade que realizamos neste ano, que é promover o vínculo com a família e a sociedade”, disse a coordenadora. Durante a confraternização, os usuários do CRAS puderam aproveitar apresentações de ballet, dança de salão e zumba.

CRAS Jardim Guapimirim

A comunidade de Jardim Guapimirim compareceu em peso a confraternização do Centro de Referência, para o coordenador Luciano Oliveira, foi um momento emocionante, finalizando todas as atividades realizadas durante o ano. “Não tenho palavras para expressar como estou feliz em ver todas essas famílias aqui presentes. Todas as crianças que estão participando da festa são realmente as que frequentam o CRAS”, disse o coordenador.

CREAS e Alta Complexidade

O evento no CREAS teve a participação da Coordenadora da Proteção Social Especial, Luidia Duncan, da comissária de Justiça Marta Vale, que representou a 1ª Vara de Justiça da Comarca de Guapimirim. “Este é um momento muito importante de confraternização e descontração. As famílias que frequentam a nossa unidade passam por inúmeras dificuldades e precisam de um tempo como este. Estamos aqui para promover orientações para que os assistidos pelo CREAS possam sair das situações de risco em que se encontram. Este é um momento de nos alegrarmos com os resultados positivos que tivemos ao longo do ano de 2017”, disse a coordenadora do centro, Danielle Carvalho.

Sobre o CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Sobre o CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

SERVIÇO
CRAS I: Av. Dedo de Deus, 342 – Centro – tel.: 2632-2085
CRAS II: Rua José Maria da Silva, s/n (antiga Rua 02) – Vale das Pedrinhas – tel.: 2747-9449
CRAS III: Rua dos Praianos, 875 – Jardim Guapimirim – tel.: 2632-2877
CREAS: Rua João Seixas Junior, 118 – Parque Freixal – tel.: 2632-6977