A Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (01/12), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a primeira ação do mês em prol da campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV.

“Neste ano nós conseguimos realizar um avanço tremendo para o programa, pois fizemos a descentralização, agora todas as unidades de saúde do município podem realizar o teste rápido. E é importante dizer que Guapimirim tem tratamento completo para o HIV, aqui nós fazemos desde a prevenção, o diagnóstico e todo o tratamento. Então não é necessário que o cidadão vá a outro município”, afirmou a Coordenadora do Serviço de Assistência Especializada, Rianne Assis.

Durante o evento realizado no Posto de Saúde João Arruda, no Centro, foram realizadas palestras sobre o tema, distribuição de camisinhas e 240 testes rápidos, onde todos os reagentes foram consultados e tiveram o acompanhamento agendado. Ao longo do mês de dezembro, a Secretaria de Saúde seguirá realizando ações de mobilização e conscientização para reforçar o enfrentamento à doença.

Para fazer o teste rápido basta se encaminhar para qualquer unidade de saúde do município. O SAE (Serviço de Assistência Especializada) funciona na Rua Ita, nº 160, no Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h, telefone: 2632-0488.