O mês de novembro foi marcado pelo Novembro Azul, movimento internacional que busca conscientizar sobre o câncer de próstata e a saúde masculina. E a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações com o objetivo de alertar os homens quanto a importância do diagnóstico precoce.

Ao longo do mês foram realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF) e em empresas do município. Foram oferecidas palestras sobre conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, além de exames de pressão arterial e glicemia, consultas médicas, testes rápidos e aplicação de vacinas.

Nas palestras o Senhor Airton Notaroberto, de 74 anos, que descobriu o câncer de próstata há 20 anos, contou sua história e aconselhou “não sejam como eu fui, por causa do preconceito eu demorei a fazer o exame. E hoje sinto que preciso ajudar os outros e mostrar que o que realmente importa é a saúde. É preciso se preocupar mais!”.

Também foi oferecida orientação para quem gostaria de parar de fumar e palestras sobre o uso de anabolizantes, entre diversas ações, todas voltadas para a saúde do homem.