‘Somos bravos, somos fortes, e jamais seremos fracos’. Esse trecho do Hino de Guapimirim ressalta a força dos guapienses nesse aniversário de 27 anos de emancipação municipal completados na manhã deste sábado (25/11). Para celebrar a data, 1.040 alunos das redes municipal e privada de ensino promoveram um Desfile Cívico acompanhado de professores, na Praça Paulo Terra, no Centro.

“Quero agradecer a cada um de vocês que estão aqui comemorando conosco esse dia tão importante da história do município”, agradeceu o prefeito Zelito Tringuelê.

“Esse evento é para vocês e por vocês. Gostaria de agradecer a todos por terem vindo, porque esse desfile é um sonho para mim. Agradeço também o comprometimento dos professores, diretores, coordenadores e funcionários da Secretaria de Educação. Quero dizer aos presentes que em 2018 teremos muitas novidades”, destacou a secretária Municipal de Educação, Cecília Pais.

O tema do desfile foi ‘Encantando, conhecendo e preservando para uma Guapimirim melhor’, que tratou da valorização e da conscientização do meio ambiente da importância do ecoturismo.

A execução dos hinos Nacional e Municipal foi feita pelos estudantes da Escola Municipal Nelson Costa Mello, do Vale das Pedrinhas. Apresentaram-se também as bandas Marcial Alfredo Balthazar, regida pelo maestro Medson Prudente, e a Marcial Geralda Izaura Telles, de Magé.

O desfile militar foi formado pelo 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros e Magé (2º GSFMA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Defesa Civil Municipal, a Guarda Civil Municipal e a Guarda Ambiental.

Participaram do Desfile Cívico os alunos das creches municipais Carrossel, Pedro Gonçalves, Vânia Regina de Azeredo Dias, Professora Simone Cardoso Picoli, Sílvia Inês da Silva Freire, Senador Nelson Carneiro, Lenira Anacleto da Silva e Cleber Diniz Cajão.

Também se fizeram presentes os estudantes das escolas municipais Maximino José Pacheco, Vila Olímpia, Santa Eugênia, José Joaquim da Costa, Comandante Lellis, Neli Albuquerque Vivas, Castro Alves, Silva Crespo, Enedir Seixas Chaves, Professor Otelo, Rui Barbosa, Professora Claudineia, Marcionílio Ignácio, Rural Celina Correa da Silva, Tuffy Nicolau Habib, Professor Fernando Antônio Figueiredo, Rosa de Saron, Professora Acácia Leitão Portella, Professora Ilza Junger Pacheco e Simão da Motta.

Pela rede particular de ensino participou o Centro Educacional Pingo de Alegria (Cepa).

Além do prefeito e da secretária de Educação, estavam presentes os secretários municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado; da Casa Civil, Jackson Saluzi; de Fazenda, Lucimar Simas; de Agricultura, Pecuária e Pesca, Daniel Eugênio; o subsecretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Fuly; o tenente Mattos, do Corpo de Bombeiros; e os vereadores André Azeredo, Leleco e Osvaldo Pereira.