A Secretaria Municipal de Educação promoverá o Desfile Cívico sob o tema ‘Encantando, conhecendo e preservando para uma Guapimirim melhor’, que trata da valorização e da conscientização do meio ambiente e da importância deste para o ecoturismo. O evento começará a partir das 8h da manhã do próximo sábado (25/11), na Praça Paulo Terra, no Centro. O desfile faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 27 anos de emancipação municipal. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Participarão do Desfile Cívico os estudantes da rede municipal de ensino e do Centro Educacional Pingo de Alegria (Cepa), além dos agentes das guardas Civil Municipal e Ambiental, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

“É muito boa essa parceria entre as redes municipal e privada de ensino. Nossas crianças têm se preparado bastante para esse momento, e não poderiam ficar de fora das celebrações do aniversário da cidade. Mais do que exaltarmos a nossa história, esse desfile busca conscientizar nossos estudantes sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Essa é a nossa proposta educacional para esta edição do Desfile Cívico: o respeito pelo bem mais precioso que temos”, comentou a secretária Municipal de Educação, Cecília Pais.

“É importante que a população compareça a esse desfile. É um dia de festa e também de aprendizado. Muitas das pessoas que vivem em nossa cidade têm, certamente, a lembrança de um pai, uma mãe, irmão, um avô ou amigo que tenha lutado pela emancipação de Guapimirim. Todos somos parte da História de nossa cidade. O desfile busca destacar a necessidade de se respeitar a natureza, afinal de contas Guapimirim tem mais de 70% de seu território em áreas de proteção ambiental, e queremos investir também no turismo ecológico, um setor com grande potencial de crescimento”, destacou o prefeito Zelito Tringuelê.