Inscrições terminam dia 23 de novembro; evento acontecerá dia 8 de dezembro

Guapimirim sediará a 16ª edição do Prêmio Baixada a partir das 18h do próximo dia 8 de dezembro. O evento acontecerá na Estação Cambucás, na Avenida Dedo de Deus, nº 1.162, Centro, em frente a nova sede da Prefeitura de Guapimirim. As inscrições estão abertas e se encerram na próxima quinta-feira (23/11).

O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem por objetivo estimular, fortalecer e valorizar as produções artísticas e culturais nas cidades da Baixada Fluminense. É uma ótima oportunidade para quem busca divulgar o trabalho. A premiação consiste num troféu e um diploma do Fórum Cultural da Baixada Fluminense.

“Essa é uma grande oportunidade que os produtores culturais têm para divulgar o seu trabalho. Este ano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conseguimos cumprir nosso planejamento. Realizamos, entre outros grandes feitos, o I Fórum Municipal de Cultura, a IV Conferência Municipal de Cultura, o I Fórum Municipal de Capoeira e agora esta premiação”, comentou o secretário Municipal de Cultura, professor Luís Cláudio.

Poderão ser apresentados materiais culturais nas seguintes categorias:

• Artes Cênicas (circo; dança; e teatro)

• Audiovisual (produção cinematográfica ou viodeofonográfica; produção radiofônica; produção de obras seriadas; formação e pesquisa audiovisual em geral; difusão de acervo audiovisual, incluindo distribuição, promoção e exibição cinematográfica; rádios e TVs educativas não comerciais)

• Música

Artes visuais e artes digitais eletrônicas (fotografia; artes plásticas, incluindo artes gráficas; gravura, cartazes)

• Patrimônio Cultural (pesquisa e difusão de conteúdos históricos relativos à preservação ou restauração de patrimônio material em geral; preservação ou restauração de patrimônio museológico; preservação ou restauração de acervos em geral; preservação ou restauração de patrimônio imaterial; produção, estímulo e fomento do folclore; artesanato)

• Literatura (acervos bibliográficos; livros de valor artístico, literário ou humanístico, incluindo obras de referência; periódicos e outras publicações; evento literário; eventos e ações de incentivo à leitura; ações de formação e capacitação em geral)

• Comunicação e mídias interativas (produção escrita, falada, através de periódicos de papel ou digital)

• Produção acadêmica / ciência (estudo de relevância, assuntos relacionados à temática baixadense; teses, mestrados)

• Cidadania (iniciativas que trabalham a inclusão e a valorização do cidadão nascido e morador da região)

• Responsabilidade social e sustentabilidade (projetos ou ações voltadas para o desenvolvimento humano de forma sustentável e com ênfase à preservação ambiental do ecossistema da região)

Os nomes dos três indicados de cada categoria serão divulgados no dia 27 de novembro.

Para mais informações e inscrições, acesse www.forumculturabaixadafluminense.org.br.