No evento será possível solicitar isenção de taxas de emissão de documentos, tratamento de beleza, exames médicos, emissão de cartão do SUS e muito mais; para a emissão da carteira de identidade, é preciso levar duas fotos 3×4

A Praça da Vila Olímpia, em Vila Olímpia, dará lugar à segunda edição do programa Prefeitura em Ação. O evento acontecerá das 9h às 14h do próximo dia 18 de novembro (sábado), e será possível solicitar isenção de taxas de emissão de documentos, tratamento de beleza, exames médicos e muito mais.

“Durante a nossa campanha eleitoral, sempre ouvíamos reclamações que a região da Vila Olímpia e do Vale das Pedrinhas era abandonada e que os políticos só se lembravam de lá em época de eleição. Felizmente, ninguém poderá falar isso do nosso governo. Já realizamos várias atividades nessas redondezas em menos de um ano de governo, e esse será um grande evento. Essa é uma boa oportunidade para quem precisar conversar comigo”, comentou o prefeito Zelito Tringuelê.

“O Prefeitura em Ação é uma forma de atenção que o governo está dando aos cidadãos de Guapimirim. O que nos motivou a promover o programa novamente foi o sucesso da edição anterior, em setembro deste ano, na Praça Paulo Terra. Mais de 2,5 mil pessoas compareceram. A resposta positiva do público foi fundamental, por mostrar que estamos no caminho certo. Esperamos ainda realizar muitos eventos como esse. Além de serviços públicos, isenção de taxas e corte de cabelo, a criançada poderá se divertir”, disse a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

Os programas Prefeitura em Ação e Prefeitura no seu Bairro fazem parte da programação dos 27 anos de emancipação. Além de shows e atrações artístico-culturais, a comemoração do aniversário do município contará com prestação de serviços públicos à população.

Veja quais serviços serão oferecidos:

• Prefeitura: teste rápido de HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicose; campanha Novembro Azul; emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); aplicação de flúor; consulta em saúde mental e orientações sobre o combate ao tabagismo; Programa Saúde do Trabalhador; atendimento / orientações pelo Serviço Social sobre reconhecimento de paternidade e pensões; Espaço do Empreendedor: formalização e orientações sobre emissão de declaração de microempreendedor; Cadastro Único (CadÚnico) e atendimento técnico com CRAS, CREAS e Alta Complexidade (Família Acolhedora); distribuição de mudas e sementes de hortaliças; coleta de óleo de cozinha usado e de pilhas e baterias; biblioteca itinerante.

Para o Espaço do Empreendedor, é preciso levar original e cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e IPTU.

• Detran: emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade.

É preciso levar duas fotos 3×4 recentes.

• Defensoria Pública: isenção de taxa de casamento, de divórcio, de 2ª via de certidão de nascimento, de óbito, da identidade e de registro tardio (nascido vivo).

Para solicitar a segunda via de certidão de nascimento ou de óbito, é preciso informar onde o documento foi emitido.

Para solicitar isenção da taxa de casamento, é preciso levar original e cópia dos seguintes documentos dos noivos: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de divórcio averbado, comprovantes de residência e de renda.

Para solicitar isenção da taxa do divórcio consensual, é preciso levar original e cópia dos seguintes documentos do casal: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de nascimento dos filhos em comum e comprovante de residência.

• INSS: orientações sobre a Previdência Social.

• Sine: orientações sobre emissão e entrega de carteira de trabalho e Seguro-Desemprego; e cadastro no Balcão de Empregos.

É preciso levar original e cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e IPTU.

• Enel: orientação e inscrição para tarifa social de energia elétrica, com o recebimento de lâmpada de baixo consumo de energia.

• Avisi Brasil (parceira da Enel): orientações sobre consumo consciente de energia elétrica, instalações elétricas e substituição de uma lâmpada usada por uma de LED. Para esta, é preciso apresentar a última conta de energia.

• Educatec Brasil: cuidados de beleza gratuitos como corte de cabelo masculino e feminino, barba, escova simples e manicure.

• Associação Beneficente Anjos do Senhor (Abas): venda de produtos confeccionados pelos internos.

• Karolynne: design de sobrancelhas simples e/ou com renna, corte de cabelo e escola.

Associação de Barbeiros de Guapimirim: corte de cabelo masculino simples.