Inscrições podem ser feitas até dia 23 de novembro

A Prefeitura de Guapimirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, está apoiando o XVI Prêmio Baixada, que visa divulgar, promover e fortalecer as ações de pessoas e instituições que atuem na produção cultural e artística da região. Popularmente conhecido como “Oscar da Baixada”, o prêmio é uma iniciativa do Fórum Cultural da Baixada Fluminense e, neste ano, a cerimônia de premiação vai acontecer em Guapimirim, no dia 8 de dezembro.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, professor Luis Cláudio, o prêmio baixada corresponde a um esforço muito grande dos seus articuladores para proporcionar visibilidade à região. “Nós sabemos que as culturas são o ponto de partida e o ponto de chegada da construção das identidades das pessoas e dos lugares. Para nós, receber o Prêmio Baixada em nossa cidade é uma forma de apresentarmos uma visão de valorização daquilo que temos de mais rico, que é a nossa diversidade, a nossa diferença”, ressaltou.

Pessoas ou instituições que atuem na produção cultural e artística da Baixada Fluminense ou que valorizem a região têm até o dia 23 de novembro para fazer a inscrição para o XVI Prêmio da Baixada. Serão contemplados 11 segmentos: artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e artes digitais e eletrônicas, patrimônio cultural, literatura, comunicação e mídias interativas, produção acadêmica/ciência, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, e produção cultural.

Para se inscrever, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e quatro anos de atuação no segmento em que pretende concorrer comprovados. As inscrições podem ser feitas através do link www.forumculturalbfluminense.org.br/premiobaixada.

Sobre o Fórum Cultural da Baixada Fluminense

Criado em 2000, o Fórum Cultural da Baixada Fluminense tem como objetivo fomentar a cultura da região, por meio de ações continuadas que visibilizem a produção artística local e a própria região. Além do Prêmio Baixada, a entidade é responsável pela criação do Dia da Baixada (30 de abril), em 2002, e pelo seminário “Quem é quem na Cultura da Baixada Fluminense?”, cuja primeira edição (2000) resultou na Carta Cultural da Baixada – documento que reúne demandas do setor cultural na região.

O Fórum também realiza encontros nas cidades da Baixada, com a finalidade de conhecer, dialogar e articular com os produtores artísticos e culturais de cada cidade.

Serviço:
XVI PRÊMIO BAIXADA
Data: 08/12/2017
Local: Estação Cambucás (Av. Dedo de Deus, 1200 – Guapimirim)