A Secretaria Municipal de Educação realizou ontem (31/10), uma aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que consiste em um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano escolar.

O evento contou com a participação do aluno do 9º ano da E. M. Ilza Junger Pacheco, Yuri Willian, tocando o hino nacional e municipal no violino, da Professora Stephanie dos Santos com o deleite “O Sapato que miava”, com os alunos do 3º ao 5º ano da E. M. Nelson Costa Mello, que apresentaram a peça “Só um minutinho” e com a apresentação musical da Professora Ariana Lopes.

“A alfabetização é base para todo e qualquer aprendizado. E sabemos que o que faz a diferença são a dedicação e o interesse com que se faz o trabalho, então eu venho parabenizar a todos pelo trabalho e desejo que vocês continuem aproveitando ao máximo toda capacitação que vem sendo oferecida”, disse o Vice-Prefeito Pastor Ricardo.

A Secretária de Educação, Cecília Pais, agradeceu a presença de todos e afirmou, “o que me deixa muito feliz é saber que independente do apoio do Governo Federal, o nosso município já vem desde o início do ano promovendo diversas formações. E hoje nós estamos aqui para receber vocês com todo carinho em forma de agradecimento por vocês acolherem nossos alunos com tanto amor todos os dias, e por estarem juntos conosco, acreditando neste sonho de fazer uma educação de qualidade no nosso município”.

“PNAIC é empoderar o povo através de ensinamento”, afirmou a Professora Claudia Reis, durante uma palestra dinâmica e que contou com grande interação. E complementou, “ensinar a ler e escrever é construir identidades”.

Ao final, visivelmente emocionada, a Diretora do Departamento Pedagógico, Sandra Regina, agradeceu o esforço e empenho de todos em prol da educação e disse, “eu agradeço muito por vocês não desistirem e continuarem acreditando que é possível transformar a educação do nosso município e dos nossos alunos, e criar neles um futuro de esperança”.

Também fizeram parte da mesa o Coordenador dos Anos Iniciais e Coordenador Local, Waldenir de Souza, as Coordenadoras Adjuntas do Ciclo de Alfabetização e formadoras do PNAIC, Shirley Borret, Adelaide Pereira, Elisângela dos Santos, Vanda Rocha, Monique Ribeiro, Luciana Cristina, Fani de Oliveira e a Coordenadora do projeto Mais Educação, Maria Gorete.