Vereadores da Câmara Municipal participaram de um encontro na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, no Bananal, na manhã desta quinta-feira (26/10). Lá, eles puderam conhecer os principais trabalhos e projetos desenvolvidos pela secretaria em prol do agronegócio, os quais foram apresentados pelo secretário Daniel Eugênio e pelo subsecretário Urias Fernandes. Os parlamentares presentes foram o presidente do legislativo, vereador Halter Pitter, e os vereadores André Azeredo, Cláudio Vilar (Magal), Osvaldo Pereira e Rosalvo Domingos (Rosalvo Filho). Pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) participou o médico veterinário Ronaldo de Faria.

Os parlamentares puderam conhecer vários projetos, entre eles o de criação do futuro Mercado do Produtor, em Parada Modelo. Lá, os produtores rurais locais poderão escoar a produção e incentivar o crescimento do mercado interno, combater a evasão fiscal, gerar mais empregos e renda e aumentar a arrecadação municipal.

Outra aposta da Prefeitura de Guapimirim é a futura criação de tilápia. Além do consumo, a pele desse peixe pode ser usada em tratamento a vítimas de queimaduras, e os ossos podem ser transformados em ração para animais.

O secretário contou que a Secretaria de Agricultura doa triturados para o adubo, distribui sementes e mudas de hortaliças, oferece consultoria técnica sobre plantio e irrigação, entre outras ações.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Halter Pitter, elogiou a iniciativa, ao sustentar que foi a primeira secretaria que convidou os parlamentares para apresentar os trabalhos desenvolvidos.

* Crédito fotos: Lucas Nascimento