Com o objetivo de promover e manter o relacionamento entre as comunidades e os responsáveis pela gestão dos bens arqueológicos, históricos imateriais e naturais do município, a Prefeitura de Guapimirim, através da Secretaria de Cultura, realizará no próximo sábado, dia 28, o workshop “Gestão do Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial”. O evento acontecerá na Associação Cultural Estação Maria da Paz, na Barreira, às 9h.

Para o Secretário de Cultura, Professor Luis Cláudio, destacou a importância do workshop na criação de uma nova perspectiva sobre os patrimônios culturais e naturais do município. “Guapimirim possui patrimônios culturais e naturais riquíssimo, mas a sua maioria não é reconhecida pelos munícipes. A ideia desse workshop é mobilizar a sociedade civil organizada e os gestores de diversos seguimentos sobre a importância de trabalhar o nosso patrimônio e constituir uma política para valorização dos mesmos”, ressaltou.

Ministrado pelo arqueólogo Fábio Amaral, o workshop Gestão do Patrimônio Cultural e Natural tem a meta de sensibilizar os gestores e a sociedade civil para o reconhecimento e preservação do patrimônio cultural e natural de Guapimirim.

Para Daniela Domeneghini, professora de História e Filosofia e coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, uma sociedade que pretende se tornar saudável, com crescimento ordenado e sustentável, precisa conhecer seu território. “Guapimirim é detentora de vasto patrimônio cultural e natural, porém, não conhece sua própria memória. Conjuntos de caminhos, moradas e passagens, repletos de encontros e reencontros. São os lugares especiais que proporcionam experiências de trocas e aprendizados. É através deles que a cidade se permite, também, construir a sua identidade coletiva.”, disse.

A entrada para o workshop é franca, porém as inscrições são limitadas e podem ser feitas através do email cultura@guapimirim.rj.gov.br.

Serviço:
Local: Associação Cultural Estação Maria da Paz
Endereço: Estrada da Barreira, 1030 – Barreira (Guapimirim/RJ)
Data: 28/10/2017