O Guapi Imagem – primeiro Centro de Imagem por Diagnóstico Manoel Figueiredo – entrará em funcionamento a partir das 8h da próxima segunda-feira (9/10). A unidade de saúde funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de inauguração aconteceu na noite dessa sexta-feira (6), reuniu o prefeito Zelito Tringuelê, o vice-prefeito Pastor Ricardo, secretário, servidores, políticos, autoridades, a população, além de familiares e amigos do homenageado.

“Isso aqui (o Centro de Imagem) é só o começo. Quero mostrar aos deputados [federais] que nos ajudaram, para onde foram os recursos que eles destinaram ao nosso município (por meio de emendas parlamentares), expressou o prefeito Zelito Tringuelê.

“Hoje é realmente um momento especial para a gente. Ouvir de uma pessoa experiente na política como a deputada [federal] Rosângela [Gomes] dizer que ela fez exames numa clínica particular, em Nova Iguaçu, e que não era tão boa quanto a clínica que estamos oferecendo para a população de Guapimirim, entendemos que todo o esforço valeu a pena. Fico feliz de ver que as coisas estão acontecendo, porque esta é uma realização que pensa nas pessoas. Precisamos entender que pessoas são mais importantes que coisas, e o governo tem entendido”, expressou o vice-prefeito Pastor Ricardo.

“Eu só tenho a agradecer ao prefeito e ao vice-prefeito pela oportunidade de nos deixar realizar os nossos sonhos. Acredito que não viemos só para fazer o Guapi Imagem, viemos para fazer muito mais. Se não geríssemos com responsabilidade os recursos da saúde, não teríamos conseguido hoje construir este centro de imagem, ainda mais em tempos de crise [financeira no país]”, comentou o secretário Municipal de Saúde, Dr. Marco Appolinario.

“Meu sentimento hoje é de satisfação em ver um projeto grandioso da Prefeitura ser realizado e por estar trazendo benefício à população. Nosso maior objetivo, de toda a equipe e meu, é dar atendimento de qualidade e de respeito, onde todos sejam atendidos por profissionais responsáveis e qualificados, resultando num diagnóstico rápido, preciso e para que todos tenham uma excelente qualidade de vida. Nosso desejo é que quando o morador chegue, sinta-se acolhido, bem e seguro e tenha confiança nos profissionais que estão cuidando deles”, declarou a coordenadora de Saúde, Cláudia Fiz.

“Meu pai lutava muito pela justiça social, e a gente poder estar presente nesta homenagem representa muito para mim e para a minha família. Era realmente por isso que ele lutava, pela população de Guapimirim”, disse Juliana Figueiredo, filha do senhor Manoel.

“Meu pai foi uma pessoa muito boa que sempre lutou pela causa social, pela população de Guapimirim. Um projeto que ele sempre falava era a melhoria na qualidade da saúde (…); a inauguração do Guapi Imagem é um avanço na área de diagnósticos e na área de saúde. Parabéns para a cidade de Guapimirim, pois essa é uma conquista do prefeito [Zelito Tringuelê], falou Thiago Figueiredo, filho do homenageado.

Além dos vereadores da Câmara Municipal, compareceram os deputados federais Rosângela Gomes, Hugo Leal, Wilson Beserra (com S mesmo) e Francisco Floriano.

Durante a cerimônia, a execução dos hinos Nacional e de Guapimirim foi feita pela orquestra AdoraSom, do maestro Alex Almeida. Antes da inauguração oficial, os padres Marlon (da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda) e Rodrigo (da Paroquia Nossa Senhora Aparecida) fizeram orações, pedindo bênçãos para o Guapi Imagem.

O Guapi Imagem oferecerá os seguintes exames: tomografia, colonoscopia, endoscopia digestiva, raios-x digital, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia digital, inclusive os procedimentos realizados durante a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Antes do Guapi Imagem eram realizados apenas 250 exames mensais em clínicas terceirizadas, mas com o novo empreendimento a capacidade será de até 1.200 mensais e diretamente pela rede municipal de saúde. O melhor de tudo é que os exames serão totalmente custeados pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e exclusivamente para os moradores de Guapimirim.

Primeiro Centro de Imagem de Guapimirim homenageia o ex-morador Manoel Figueiredo

O senhor Manoel Figueiredo foi morador de Guapimirim. Foi farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), secretário Municipal de Saúde e Guapimirim e presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública na mesma cidade entre 2009 e 2011, cuja atividade atuou como voluntário.

Foi criador do movimento ‘Emprego Já, Guapimirim’ entre 2007 e 2008, por ocasião da audiência pública do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) que discutiu a crise financeira que aumentou o nível de desemprego em território fluminense.

O senhor Manoel Figueiredo foi presidente da Associação dos Farmacêuticos Magistrais, com sede em São Paulo, entre 1997 e 1999.

Em 1968, em plena Ditadura Militar, ele foi diretor na União Nacional dos Estudantes (UNE) e de diretório estudantil. O senhor Manoel Figueiredo também foi um dos membros fundadores da Associação dos Moradores do bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

O homenageado foi candidato a vereador por Guapimirim em 2016, mas faleceu em novembro do mesmo ano.