Aconteceu no último dia 2 de setembro a IV Conferência Municipal de Cultura. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, recém-reformulada pelo governo, e ocorreu na Escola Municipal Prof.ª Acácia Leitão Portela, em Parada Modelo. Mais de 100 pessoas, entre elas moradores de Guapimirim e representantes da sociedade civil, estiveram presentes.

Na abertura, o secretário Municipal de Cultura, professor Luís Cláudio, explicou que o objetivo do evento era eleger os novos conselheiros para o Conselho Municipal de Cultura, leu o decreto municipal que instituiu a Conferência, abordou algumas legislações e explicou como a mesma iria ocorrer.

“(…) Quando nos reunimos no dia 30 de junho, falávamos muito sobre a importância de construirmos uma conferência, com ampla participação das pessoas e com uma missão a ser cumprida que seria nós contribuirmos fundamentalmente com as propostas que estariam presentes no Plano Plurianual para que a gente pudesse garantir, com todas as dificuldades que se tem, os recursos gerados das receitas e dos royalties para a Secretaria [Municipal] de Cultura fazer avançar suas políticas. Isso para a gente é absolutamente básico e necessário. Nós não podemos fazer uma ação que concretamente possa atender os vários segmentos artísticos e culturais da nossa cidade, se não estivermos preparados do ponto de vista de infraestrutura e logística para isso (…)”, disse o secretário.

A plenária elegeu os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura e os delegados que irão representar a secretaria na Conferência Estadual de Cultura.

Participaram da mesa de abertura o secretário de Cultura, Luís Cláudio; a secretária Neuza Soares; representando o poder público Roosevelt Lemos, e representando a sociedade civil Márcia Mônaco.

Para a Secretaria Municipal de Cultura, a conferência foi bastante positiva, por ter gerado confiança nos trabalhos da secretaria, além do compromisso, engajamento do público presente nos projetos e eventos elaborados e apoiados pelo novo conselho que se instala.