A Secretaria Municipal do Ambiente recolheu cerca de 700 quilos de resíduos eletrônicos, nesse sábado (30/9), na Praça da Emancipação, no Centro. Televisores, rádios, monitores, teclados, CPU, impressoras, telefones, pilhas e baterias estão entre os materiais recebidos.

“Para a gente, é bastante positivo esse quantitativo recolhido somente na Praça da Emancipação e em algumas horas, apesar da chuva deste sábado. Essa campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos coloca Guapimirim na vanguarda de ações em prol do meio ambiente. O Município já promove o recolhimento de óleo de cozinha usado, que é destinado à reciclagem, e também de pneus velhos. De janeiro a junho deste ano, a Secretaria [Municipal] do Ambiente já recolheu mais de 23 toneladas de pneus velhos, que também serão reciclados. Além de promovermos ações de limpeza e de conscientização ambiental, combatemos o mosquito transmissor da dengue, já que os pneus com água parada servem como criadouros”, disse o secretário Municipal do Ambiente, Pierre Dutra.

“O programa de coleta passa a ser permanente a partir desse momento, onde a população poderá levar o seu resíduo eletrônico à Secretaria [Municipal] do Ambiente”, destacou o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Ambiente, Alexandre Donato.

“Os munícipes que participaram do descarte dos eletrônicos estavam muito satisfeitos e apoiando a ação da Secretaria [Municipal] do Ambiente. Alguns pediam ação itinerante e outros a continuidade dessa coleta. É bom saber que estamos no caminho certo”, comentou a técnica da Equipe de Educação Ambiental, Sandra Arruda.

Resíduos eletrônicos, pneus velhos e óleo de cozinha usado poderão ser entregues na Secretaria Municipal do Ambiente, na Estrada do Bananal, nº 1.919, no bairro Bananal. Acima de 20 litros de óleo, é possível solicitar a coleta domiciliar.

A título de curiosidade, a secretaria também implementou este ano o projeto Adote uma Árvore. Os interessados em adquirir uma muda de árvore nativa da região para plantio, poderão recebê-la gratuitamente.