Na tarde da última quinta-feira, 28 de setembro, cerca de 30 produtores rurais do município se reuniram em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. Com o apoio da Prefeitura de Guapimirim, através da Secretaria de Agricultura, o encontro teve como objetivo principal dar o primeiro passo para a criação de uma cooperativa dos produtores rurais.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Daniel Eugênio, é fundamental que os produtores rurais do município tenham o apoio do Governo em suas iniciativas. “Estamos aqui para apoiar todas as ações de crescimento dos nossos produtores rurais, isso mostra a união desses trabalhadores. O Governo aplaude a iniciativa, percebendo que os produtores estão se organizando para valorizar cada vez mais os seus produtos”, disse, ressaltando que no início do Governo, a Secretaria de Agricultura tinha apenas 70 produtores cadastrados e, atualmente, conta com cerca de 140 cadastros ativos.

Um dos idealizadores do projeto, o produtor rural Hevilásio Vital, destacou a importância da criação de uma cooperativa. “Temos como meta criar uma cooperativa, visto que hoje temos três associações ativas, mas a situação de pessoa jurídica para uma cooperativa é diferente. Hoje, estamos dando o primeiro passo para firmar e sustentar uma cooperativa, pois os custos são mais altos do que de uma associação. Trabalhamos para o desenvolvimento do produtor e do município e, através de uma cooperativa, será possível firmar parcerias com organizações públicas e iniciativas privadas”, reforçou.

Durante a reunião, o subsecretário da pasta, Urias Fernandes, falou aos produtores presentes, destacando as questões de cooperativismo entre os agricultores. Ao final do encontro, foi aberto um debate para esclarecer as dúvidas dos produtores acerca da criação de uma cooperativa.