A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do Vale das Pedrinhas, realizou a caminhada Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio no Vale das Pedrinhas, no último dia 22 de setembro.

Essa foi mais uma etapa do movimento de conscientização e de preservação à vida promovido pela Prefeitura de Guapimirim. Após a caminhada, houve uma breve palestra sobre o tema, além de atividades recreativas e de entretenimento.

“No mês de setembro trabalhamos a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. É um mês importante para a saúde mental. Procuramos fazer caminhada, chamar atenção, porque a maioria das pessoas que têm depressão e algum problema têm dificuldade de se expressar. E quando falam, não são ouvidas. É fácil você ver alguém com o braço quebrado, com um machucado externo, mas não sabemos o que passa por dentro, no coração das pessoas. Por isso, nós, do CAPS AD, estamos prontos para ouvi-las, porque elas precisam de ajuda. Hoje tive a experiência de uma usuária que tentou suicídio. Três anos depois ela está muito bem. Não há dinheiro que pague isso”, explicou a assistente social e coordenadora do CAPS AD, Sheila Medeiros.