A Secretaria Municipal do Ambiente fará o recolhimento de resíduos eletrônicos na Praça da Emancipação, no Centro, das 9h às 15h, do próximo dia 30 de setembro (sábado). Trata-se da campanha E-Lixo Zero, cujo intuito é promover conscientização ambiental e digital.

Poderão ser descartados: televisores, telefones celulares, pilhas, baterias, computadores, aparelhos de áudio e vídeo, máquinas fotográficas, rádios, entre outros equipamentos.

“Pretendemos desenvolver esse tipo de ação com maior frequência no município. Afinal de contas, Guapimirim é referência no que diz respeito ao meio ambiente. A Secretaria do Ambiente já promove outras políticas públicas como o recolhimento de óleo de cozinha usado e de pneus velhos. Todo esse material é destinado à reciclagem”, disse o secretário Municipal do Ambiente, Pierre Dutra.

“A importância do descarte correto dos resíduos eletrônicos é que chegando na origem, são separados conforme os componentes. Alguns vão para reciclagem e outros, mais perigosos ao meio ambiente, são descartados de forma correta. O lixo eletrônico costuma ter metais pesados. Em Guapimirim há muitos rios, curso d’água. Quando chove, esse tipo de lixo é levado pelas águas. O descarte adequado evita contaminação do solo e de águas superficiais e subterrâneas. Enviamos esses resíduos para uma empresa licenciada e que tem convênio com recicladoras para que façam o descarte correto”, explicou a técnica da equipe de Educação Ambiental, Sandra Arruda.