Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Guapimirim, através da parceria entre as secretarias de Ambiente e de Educação, está promovendo o plantio e a distribuição de cerca de 100 mudas de árvores em 10 escolas e creches do município. A primeira unidade educacional a receber a ação foi a Creche Municipal Professora Vânia Regina de Azevedo Dias, no Paiol, na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro.

O secretário de Ambiente, Pierre Dutra, destacou a educação ambiental e conscientização como principais meios de preservação. “Neste dia, unimos meio ambiente e futuro do país, que são as nossas crianças. Todos os dias temos que promover a conscientização para a importância das árvores e da natureza. A doação das mudas de árvores faz com que as crianças levem para casa não só apenas uma planta, mas o sentimento de cuidado com a natureza”, disse o secretário, ressaltando a importância do projeto Adote uma Árvore, que essa semana completa mil mudas entregues à população.

Para a secretária de Educação, Cecília Pais, é fundamental a realização de atividades com foco no verde. “É um trabalho de conscientização com as nossas crianças, para que elas sejam o futuro do nosso município e possam administrar os recursos naturais de Guapimirim de forma consciente. Afinal temos mais de 70% de área verde.”, pontuou Cecília Pais.

A diretora da Creche Profª Vânia Regina, Vanessa Soares Pinto, falou sobre a atividade como complemento para o ensino na sala de aula. “Estamos trabalhando com as crianças sob o tema de proteção ao meio ambiente durante todo o ano letivo. Esse plantio é a culminância de um ano de conscientização”, falou a diretora, destacando que através do projeto da creche “Mudas para um Futuro Melhor”, cada criança da unidade irá levar para casa uma muda de pau-brasil. Ao total, serão doadas 200 mudas recebidas através de doações da Secretaria de Ambiente e parceiros privados.

Durante a ação, as crianças aprenderam mais um pouco sobre o tema ambiental e se divertiram. Os alunos do Maternal fizerem uma apresentação ressaltando a importância da natureza e depois plantaram um muda de pau-brasil no pátio da creche. Já os alunos do Pré I plantaram uma muda de Cambucá na Rua João Ferreira de Abreu, doada pela veterinária Drª Suzana Hees.

Projeto Adote uma Árvore

Idealizado pele setor fitossanitário da Secretaria de Ambiente, por meio de André Medas de Andrade e Reginaldo Caldeira, o projeto Adote uma Árvore visa fazer doações de mudas de árvores à população, de acordo com a necessidade do morador, como explicou André Medas. “Atendendo a demanda do prefeito Zelito Tringuelê de tornar o município ainda mais verde, temos trabalhado neste projeto buscando que cada morador adote uma árvore de sua preferência, seja frutífera ou apenas ornamental. Até o momento, alcançamos o número de mil árvores adotadas em todo o município”, concluiu André Medas, destacando que dentre as árvores doadas para as escolas e para os moradores estão pau-brasil, jabuticabeira, ipê amarelo, açaí, acerola, amora e pitanga.

As escolas e creches que participaram do projeto e receberam as mudas de árvores são: Creche Municipal Lenira Anacleto da Silva (Vale das Pedrinhas), Creche Municipal Vânia Regina de Azevedo Dias (Paiol), Escola Municipal Rural Celina Correa da Silva (Paraíso), Escola Municipal Prof. Fernando A. Figueiredo (Parada Ideal), Escola Municipal Profª. Ilza Junger Pacheco (Vale do Jequitibá), Escola Municipal Rui Barbosa (Quinta Mariana), Escola Municipal José Joaquim da Costa (Monte Olivete), Escola Municipal Tuffy Nicolau Habib (Parada Modelo), Escola Municipal Vila Olímpia (Vila Olímpia) e Escola Municipal Santa Eugênia (Parque Santa Eugênia).