Acontecerá no próximo sábado (16/9), das 8h às 15h, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco), na Estrada do Limoeiro, nº 199, Sede Campestre. O tema será ‘O Brasil na década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento’.

O evento será promovido pela Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial.

“Esta conferência tem por objetivo discutir políticas públicas de igualdade racial e buscarmos formas de combate ao preconceito. A gente percebe o abismo que existe no país entre negros e brancos nas universidades e no mercado de trabalho. A população negra encontra maior dificuldade para vencer na vida”, comentou a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

“A Conferência de Promoção da Igualdade Racial vem para consolidar o compromisso da gestão pública nas políticas de certos de segmentos no município. Com o tema ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento’, a Coordenadoria vem ao encontro de implementações das políticas de ações afirmativas em Guapimirim, garantindo, assim, a igualdade de oportunidades para todos”, explicou a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Fátima dos Santos.

Veja a programação completa:

8h – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura (autoridades)
Hino e apresentação Cultural

09:30h – Mesa de Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h30 – Encerramento da leitura do Regimento

Tema Central: ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento’

10h30 – 1ª Mesa irá abordar temas I; II e III (Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento dos Afrodescendentes)
Palestrante: Sr.ª Clátia Vieira

11h – Abordar tema III: Desenvolvimento dos Afrodescendentes

11:30 – Abordar tema: Discriminação Múltipla ou agravada dos Afrodescendentes
Palestrante: Sr. Hélio Ventura