Encontro é aberto ao público e irá reunir capoeiristas, pessoas ligadas à cultura local e pesquisadores sociais

No próximo domingo (17/09), a Escola Municipal Professora Acácia Leitão Portela irá sediar o 1º Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira de Guapimirim. Promovido pelo Movimento Integração dos Grupo de Capoeira, o evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo promover a construção de uma política pública voltada para a capoeira.

O secretário municipal de Cultura, Professor Luís Cláudio, destacou a importância do evento como um marco para a visibilidade da capoeira enquanto patrimônio cultural de Guapimirim. “O fórum procura fortalecer os grupos culturais e promover visibilidade à cidade através da capoeira. O evento vai reunir pessoas que estarão discutindo quais são as políticas mais adequadas para que possamos estabelecer a capoeira como referência no município e ter a convicção de que essa expressão cultural é nosso patrimônio”, disse.

Para o Mestre Paulão Kikongo (Paulo Henrique Menezes da Silva), o fórum vai ser o ponto de partida para criar a salvaguarda da capoeira no município. “Nossa meta é fazer com que Guapimirim seja o primeiro município no Estado do Rio de Janeiro a elaborar e colocar em prática um Plano Municipal de Salvaguarda da Capoeira. Nossa proposta é elaborar ações de divulgação, publicações de livros sobre a capoeira na cidade, uma plataforma colaborativa na internet onde se possa construir conteúdos teóricos relacionados a capoeira local, além da busca pela construção de um Centro de Referência da Capoeira no município”, disse Mestre Paulão.

Com os temas Capoeira e Educação, Capoeira e Salvaguarda e Capoeira e Acessibilidade Cultural, o evento irá reunir capoeiristas de Guapimirim, Caxias, Nova Friburgo, São Gonçalo e Rio de Janeiro, além palestrantes e representantes de instituições ligadas à cultura. “Acreditamos que vamos ter um grande público em busca de aprendizagem e troca de conhecimento. Já temos a confirmação de vários seguimentos culturais de Guapimirim e também representantes do Museu Von Martius e do Iphan”, completou o Mestre Paulão, destacando que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional doou livros para serem doados no evento.

Ao término das palestras, acontecerá uma grande roda de capoeira em confraternização, reunindo o público presente e as associações que fazem parte do Movimento Integração. “Quando as pessoas que estão envolvidas nesse mundo da capoeira se aproximam do nosso Governo e nos emprestam a sua confiança, significa que já percebem que estamos construindo um outro paradigma de política cultural, que presa sua diversidade cultural e a multiplicidade de identidades culturais em Guapimirim”, finalizou o Secretário de Cultura, Professor Luís Cláudio.

Serviço:
Dia: 17/09/2017
Horário: 10h
Local: Escola Municipal Professora Acácia Leitão Portela (Estrada Rio-Teresópolis, KM 107 – CIEP de Parada Modelo)