A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a caminhada Setembro Amarelo das 9h às 12h da próxima sexta-feira (15/9). Trata-se de uma campanha, tendo em vista que no último dia 10 do mesmo mês se celebrou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O ponto de partida será no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na Rua Rogério Cortez, nº 100, no Paiol, seguindo pela Avenida Dedo de Deus até a Praça Paulo Terra, no Centro.

“Em Guapimirim, um estudo realizado no período de 2012 a 2014 apontou que houve 130 casos de tentativa de suicídio. Estima-se que esse número seja muito maior, por conta das dificuldades de se registrar informações e também devido ao preconceito que ainda impede as pessoas a buscarem ajuda ou serem atendidas de forma adequada”, justificou a psicóloga do CAPS, Ana Cloe.

O Ministério da Saúde trata o suicídio como um problema de saúde pública. Em 2014, 2.898 jovens entre 15 e 29 anos se suicidaram no Brasil. A taxa é 5,6 por 100 mil habitantes. O aumento percentual foi de 60% em comparação ao ano de 1980, segundo o Mapa da Violência.

Cerca de 15% a 25% das pessoas que não conseguiram se suicidar na primeira ocasião podem tentar novamente, é o que alerta os profissionais de saúde mental.

Depressão, desespero, bullying, baixa autoestima, tristeza, dor emocional, angústia, solidão, falta de vontade de viver e transtornos mentais são alguns dos sinais que podem levar um indivíduo a cometer suicídio.

Em Guapimirim, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está à disposição para ajudar a população nos seguintes endereços:

CAPS Paiol / Centro
Rua Rogério Cortez, nº 100 – Paiol

Ambulatório de Saúde Mental Paiol / Centro
Rua Rogério Cortez, nº 100 – Paiol

CAPS Vale das Pedrinhas
Rua Antônio Raposo Tavares, nº 11 – Vale das Pedrinhas.
Tel.: 2632-4525

Ambulatório de Saúde Mental Vale das Pedrinhas