Aconteceu na última sexta-feira (01/09), a 1ª Conferência Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. A cerimônia que teve como objetivo homologar o regimento interno do Fundo Municipal e do Conselho Municipal referente a Secretaria foi realizada na sede da Defesa Civil, no bairro Bananal.

A mesa foi composta pelo Secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Neves, pelo Subsecretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Fuly, pela Delegada Titular da 67° Delegacia de Polícia Civil, Dra Verônica Stiepanowiz, pelo Capitão Policial Militar, Jorge Luís Neves, pelo 1° Tenente Bombeiro Militar, Eduardo Carvalho, pelo Coordenador da Guarda Civil Municipal, Leandro Fiuza e pelo Corregedor Geral da Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, William Campos.

“É uma honra fazer parte da construção desse momento histórico e inédito da nossa cidade com a formação do Conselho Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, entre as suas competências está a promoção do desenvolvimento do Fundo Municipal e empreender ações para que seus objetivos sejam alcançados, por isso é muito importante que estejamos aqui dispostos a desenvolver e melhorar cada vez mais a segurança em Guapimirim”, disse o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Neves.

O Subsecretário Secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil , Leonardo Fuly, falou sobre as dificuldades encontradas no início do governo e afirmou, “a nossa Secretaria está com as portas abertas para as instituições de segurança para continuarmos trabalhando em conjunto e em prol da segurança pública do município, e também para o conselho, que deverá trabalhar de forma enérgica na orientação e na fiscalização dos recursos”.

O Corregedor Geral da Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, William Campos, falou sobre o tema central da conferência, “Municipalização de Segurança Pública” e afirmou que “é de grande valia a unção dos órgãos para que a gente dialogue sobre a segurança pública e crie diretrizes para que a segurança prestada no nosso município seja efetiva. Pensar segurança pública é pensar integração”.

O Capitão da Polícia Militar, Jorge Luís Neves, falou sobre as dificuldades enfrentadas, sobre as estatísticas que mostram a evolução da segurança no município e afirmou que “muito está sendo feito pela segurança pública em Guapimirim, melhorando a vida dos moradores e também o nosso trabalho e estamos caminhando para progredir cada dia”.

A Delegada Titular da 67° Delegacia de Polícia Civil, Dra Verônica Stiepanowiz, também ressaltou a evolução da segurança pública na cidade, como a redução dos índices de crimes patrimoniais e de violência doméstica.