O programa Prefeitura em Ação, criado no atual governo, já pode ser considerado um sucesso. Mais de 2,5 mil pessoas marcaram presença nesta primeira edição ocorrida na manhã deste sábado (2/9) na Praça Paulo Terra, no Centro. O público presente compareceu em massa para obter isenção da taxa de certidão de nascimento, de casamento e de divórcio, tirar identidade, cortar o cabelo, fazer a barba e as unhas, fazer cadastro para receber gratuitamente o kit conversor TV digital, realizar testes de glicose e DST/HIV, aferir a pressão, consultar o INSS, obter sementes de hortaliças e mudas de árvores, participar de atividades físicas e recreativas, conversar com o prefeito Zelito Tringuelê e o vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo, e muito mais.

Os dados preliminares apontam que foram realizados ao menos 8.491 atendimentos.

Entre os serviços mais procurados valem destacar os exames de DST/HIV com 672 atendimentos, de saúde bucal com 205 atendimentos, o de saúde mental com 216 atendimentos, e o de orientação e cadastramento para receber o kit conversor TV digital com 4.251 atendimentos por parte da empresa Seja Digital. Como é de conhecimento público, está previsto para o próximo dia 25 de outubro o desligamento do sinal analógico da TV aberta em Guapimirim e em outras cidades fluminenses.

A Defensoria Pública realizou 213 atendimentos para isenção de taxas de documentos acima mencionados. O prefeito e o vice-prefeito, por meio do programa Prefeitura no Seu Bairro, realizaram 54 atendimentos, entre eles o das irmãs Samara, de 8 anos, e Larissa, de 6 anos, filhas da dona Denise Camelo, moradora do Cantagalo. As crianças pediram a Zelito Tringuelê a reforma do parquinho no bairro. Já Pâmela Cristina, moradora de Várzea Alegre, teve a oportunidade de conversar com Pastor Ricardo e pediu melhorias para o bairro.

Ao final do bate-papo, Pâmela contou à Assessoria de Comunicação que gostou muito do atendimento e que ela já queria mesmo falar com algum representante do governo diretamente sobre as demandas da região.

Já a dona Simone Carneiro foi até a Praça Paulo Terra para pedir taxa de isenção. Ela disse ter sido ‘muito bem atendida’ pela Defensoria Pública, elogiou a iniciativa da atual administração e disse esperar que novas ações como a de hoje ocorram com maior frequência.

Quem compartilha da mesma opinião sobre a repetição do programa Prefeitura em Ação é o senhor Lincoln Pontual. Para ele, isso é uma forma de o governo estar mais perto do povo. Ele foi aferir a pressão arterial.

“Esse evento de hoje aqui é para vocês e por vocês”, disse o prefeito. Além de conversar com a população para ouvir suas demandas, ele visitou várias barracas de serviços para agradecer o apoio das empresas parceiras e aos servidores públicos que foram de boa vontade levar cidadania para a população.

“Quero agradecer a vocês (servidores) por abraçarem esta causa, por disponibilizarem seu final de semana para estar aqui conosco e pelo bem da população. Muito obrigado!”, agradeceu o prefeito.

“A avaliação que faço aqui é o que temos dito desde a campanha [eleitoral]: que nosso governo não é um governo de gabinete, e sim o que vai às ruas conversar com a população para ouvir suas propostas”, destacou Pastor Ricardo.

“O Prefeitura em Ação foi um sucesso! Não tenho palavras para agradecer às empresas, às pessoas e aos servidores por essa enorme parceria em prol de um bem comum: a população. Estou muito feliz e orgulhosa por isso. Felizmente, não choveu. O tempo ajudou e as pessoas puderam comparecer para resolver seus problemas”, expressou a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

O Prefeitura em Ação também foi de diversão para a terceira idade, os jovens e também a criançada. Aconteceram simultaneamente atividades recreativas e esportivas como aula de Zumba e Muay Thai, além de brinquedos como pula-pula, tobogã, piscina de bolinhas e distribuição de algodão doce e pirulito pela Seja Digital e a distribuição de dois mil picolés pela Guapilé.

Acompanhe nosso site e redes sociais sobre novas reportagens a respeito do programa Prefeitura em Ação.