Com o objetivo de discutir e nortear ações relativas à saúde de Guapimirim, aconteceu no último sábado (26/08), na Pousada Sonho Verde, a 6° Conferência Municipal de Saúde. O encontro contou com a participação de cerca de 110 pessoas, entre usuários e profissionais na área de saúde.

Fizeram parte da mesa o Prefeito Zelito Tringuelê, o Vice-Prefeito e Secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo, o Secretário de Saúde, Marco Appolinario, a Presidente do Conselho Municipal, Sabrina Santana e os palestrantes, Rodrigo Luiz e Elaine Santos.

Durante a abertura o Prefeito Zelito Tringuelê, lembrou dos levantamentos no início de sua gestão sobre a saúde no município, onde mostrava que no final de 2016 eram realizados mensalmente, 154 procedimentos, enquanto hoje são 380 procedimentos. “Estamos trabalhando muito, mas ainda tem muito a ser feito para melhorarmos o atendimento em saúde da população. O caminho é árduo, mas estamos trabalhando incansavelmente para sanarmos todos os problemas, por isso estamos aqui, para debater e levar o melhor para a população de Guapimirim”.

“A conferência é um instrumento pelo qual a sociedade participa, dá opiniões, sugestões, e desta maneira nos ajuda a governar. Nós conhecemos as dificuldades para o desenvolvimento da área da saúde e estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a saúde, e para isso umas das nossas medidas é priorizar a atenção básica. É importante destacarmos que Guapimirim é o único município da nossa região a capacitar os agentes de saúde, e nosso objetivo com isso é que cada vez mais as pessoas sejam atendidas e cada vez precisem de menos atendimento”, afirmou o Vice-Prefeito e Secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo.

O Secretário de Saúde Marco Appolinário agradeceu a presença de todos e afirmou que “nós fazemos uma gestão totalmente interligada, e por isso é tão importante a presença de todos, pois desta maneira todos tem a oportunidade de nos ajudar a encontrar as medidas necessárias para avançarmos em diversos campos da saúde”.

A apresentação do primeiro eixo “Painel da Saúde Local”, foi realizada pelo Secretário de Saúde, Dr. Marco Appolinario, que falou sobre as dificuldades encontradas no início do mandato, os avanços alcançados nos oito meses de governo e sobre os projetos e ações que vem sendo realizadas. Seguido por Rodrigo Luiz, que apresentou o eixo “Políticas de Financiamento e Gestão do SUS”, e por Elaine Santos, apresentando o terceiro e último eixo, “Participação Popular e Controle Social”.

Após as apresentações os participantes foram separados em grupos que debateram os eixos e em seguida apresentaram suas propostas à plenária. Ao final, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Saúde.