Palestras, oficinas, batalha dos passinhos e karaokê foram algumas das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos durante a 1° Semana Municipal da Juventude de Guapimirim. O evento aconteceu ao longo da última semana e foi realizado em diversos locais da cidade.

A abertura do evento aconteceu na última sexta-feira (11/08), com um papo aberto com a juventude no Colégio Estadual Alcindo Guanabara, onde o Prefeito Zelito Tringuelê ouviu os alunos e respondeu suas perguntas, além serem debatidas diversas propostas, também esteve presente a Secretária Municipal de Assistência Social, Paula Machado e da Coordenadora Municipal de Juventude, Carmen Ferreira.

“Abrir um espaço como este para os jovens é uma grande conquista para o nosso município. São momentos de importância fundamental para ampliarmos as discussões sobre as políticas públicas para a juventude guapiense”, afirmou o Prefeito Zelito Tringuelê.

Na parte da tarde, agentes da Guarda Civil Municipal de Guapimirim realizaram uma palestra com o tema “Lazer sem Embriaguez, Segurança no Transito / Estatísticas de jovens mortos em acidente de moto”. Além do tema “Fazer o que? Empreendedorismo Juvenil”, apresentado pelos palestrantes: Andrea Couto e Leandro Pedro.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Paula Machado, também aproveitou para reforçar a importância dos jovens se inscreverem no Programa Id Jovem, para que tenham direito a gratuidade nos transportes interestaduais e vantagens de meia entrada em eventos esportivos e culturais, aumentando assim a participação e aprimoramentos de nossos jovens.

No sábado (12/08), os jovens foram convidados a ocupar a Praça da Emancipação com oficinas de cartazes e Karaokê na Praça Paulo Terra. No domingo (13/08), a Praça Paulo Terra recebeu música e muita animação na Batalha dos Passinhos e na Batalha das Unhas Decoradas.

Ao longo da semana também aconteceram diversas palestras de conscientização e aprimoramento, dentre elas, “Empreendedorismo Juvenil”, com os palestras Andrea Couto e Leandro Pedro, “Jovens, Violência contra professores é normal?”, com o Professor André Daniel e “Cidadania Digital – Comportamento Seguro na Internet”, com o Professor Mário Serra.

Durante as atividades a Coordenadora Municipal de Juventude, Carmen Helena, ressaltou que “é um grande desafio, pois pela primeira vez na história de Guapimirim, podemos ver claramente a preocupação do Poder Executivo do município para com nossos jovens, algo que jamais houve antes”.