A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, deu início ao Plantão Fiscal, e o primeiro bairro a ser atendido pelo projeto é o Vale das Pedrinhas. A ação tem como objetivo a melhora do atendimento à população dos bairros mais distantes, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Maria da Silva, 1512, no Vale das Pedrinhas.

No local a população pode fazer diversos tipos de denúncias diretamente com o fiscal de plantão, como veículos abandonados em via pública ou a existência de eventos sem autorização prévia da Prefeitura. As denúncias serão encaminhadas para a Secretaria, e esta por sua vez é responsável por analisar e organizar operações de fiscalização.