O prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, participou da celebração dos 200 anos da viagem do botânico alemão Carl Friedrich Phillip Von Martius ao Brasil, na manhã desta sexta-feira (18/8), no Museu Von Martius, na sede guapiense do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Na ocasião, ele destacou que a Prefeitura fará o que for possível para que o parque continue funcionando, apesar da grave crise econômica que afeta o país.

“O único museu do mundo dedicado a Von Martius está em Guapimirim (…);reiteramos nosso apoio para que o Parnaso possa trazer estudantes para conhecerem o parque e o nosso município. Podem tirar tudo de vocês, menos a educação, a cultura, o conhecimento. Guapimirim [turístico] tem um potencial fantástico e queremos investir nisso, porque muitas pessoas que moram no município ainda não conhecem o parque”, disse Zelito Tringuelê.

Além da cerimônia que contou com músicos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), acontece a exposição de Von Martius que conta um pouco de sua trajetória pelo Brasil.

As secretarias municipais de Turismo, a de Ambiente, a de Cultura, e a de Agricultura, Pecuária e Pesca marcaram presença. A primeira e a segunda participaram da organização do evento, em parceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a terceira secretaria levou artesãos locais para apresentarem seus produtos, enquanto que a quarta realizou a distribuição gratuita de sementes de hortaliças como couve-flor, cenoura, beterraba, chicória, entre outras.

Von Martius nasceu na Alemanha em 1794, e chegou ao Brasil em missão científica junto à comitiva da grã-duquesa Leopoldina, que veio para se casar com o príncipe Dom Pedro I. O cientista deixou uma grande contribuição ao país, ao catalogar a flora brasileira.

A antiga casa-sede da fazenda da Barreira, no Soberbo, onde Von Martius se hospedou, deu lugar ao museu que leva o seu nome. O trabalho desenvolvido no país durante sua estadia de três anos foi de tal relevância que no Brasil o Dia Nacional da Botânica é comemorado no dia 17 de abril, sua data de nascimento. O museu fica no KM 98 da Rodovia Rio-Teresópolis.