A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou diversas ações de cidadania hoje (16/08), no bairro Vila Olímpia, no evento “CRAS em Ação” e a caravana Seja Digital. Foram cerca de 700 atendimentos, entre esclarecimentos e encaminhamentos pela equipe da Secretaria, corte de cabelo gratuito, orientação e agendamento para a retirada gratuita do kit conversor de TV digital (antena, aparelho e controle remoto) e oficinas para as crianças.

“Este tipo de ação é muito importante, não só pelas ações realizadas no dia, mas este é muitas vezes o primeiro passo para criarmos um vínculo. E após a aproximação nós conseguimos realizar os encaminhamentos necessários”, disse a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

A ação também contou com a parceria da Secretaria de Saúde, que realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, com resultados em 30 minutos, aferição de pressão e teste de glicemia, além da equipe de saúde bucal, que realizou aplicação de flúor e deu orientações.

“Eu vim, já fiz meu agendamento para buscar meu kit da TV digital, e agora fui atendida pela equipe do CRAS, fui bem recebida. Está sendo uma ação muito legal, minha neta participou das oficinas e ainda fez aplicação de flúor, fiquei muito feliz”, afirmou Josilda dos Santos, aposentada e moradora da Vila Olímpia.

O kit conversor de TV digital é de responsabilidade da Seja Digital e se deve ao desligamento do sinal analógico de TV programado para o próximo dia 25 de outubro por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para ter direito ao recebimento gratuito é preciso estar cadastrado em programas sociais do governo federal (ex.: Bolsa Família; Pronatec; Tarifa Social de Energia Elétrica; Minha Casa, Minha Vida; entre outros serviços assistenciais).