A Secretaria Municipal de Cultura promoveu na última sexta-feira (07/08), o lançamento do livro “Baixada Fluminense em Preto e Branco”, do jornalista e fotógrafo, Paulo Santos, que por meio de narrativas e fotografias remonta a história da formação dos municípios que compõem a Baixada Fluminense mostrando o panorama histórico de cada cidade.

Sobre Guapimirim o livro expõe fotografias que remontam o patrimônio religioso e cultural material, entre eles, o museu Von Martius e a Casa Bernardelli, além de abordar, por meio dos textos a formação das identidades da população da Baixada Fluminense.

Durante o evento, foi possível observar nas placas expostas algumas fotos e parte das histórias retratadas no livro. O Secretário de Cultura, Professor Luiz Claudio, comentou sobre como o município de Guapimirim se insere no contexto histórico da Baixada Fluminense e ainda ressaltou a importância do lançamento de obras literárias na cidade a partir de parcerias com artistas e artesãos locais.

Também presente a Secretária de Educação, Cecília Pais, afirmou que “é muito importante de que tenhamos pelo menos um exemplar deste livro em cada escola, para que desta maneira nossos alunos e professores possam ter acesso a esta obra que mostra também a criação da identidade do nosso município”.

Por fim, o autor Paulo Santos contou sobre sua trajetória, a dimensão do trabalho desde a o lançamento da primeira edição lançada e sobre suas expectativas para o trabalho que pela primeira vez foi lançado em Guapimirim.

Após o lançamento do livro vou dado início a noite de autógrafos, que contou com a apresentação de um tributo a Cartola, por Reizilan Cartola Neto, que cantou grandes sucessos de seu avô.