O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guapimirim realizou ontem (19/07), uma cerimônia para entrega de certificados de Dedicação e Empenho a toda equipe da unidade em homenagem ao Dia do Socorrista, comemorado no dia 11 de julho.

Durante o evento também foi celebrada a carta de referência da Coordenadoria Geral da Região Serrana, que conferiu à unidade o título de base modelo da Região Serrana. O título foi recebido após cinco meses da primeira visita da Coordenadoria neste ano, que encontrou na antiga sede condições precárias e insalubres.

“(…) Logo, no dia 02/06/2017 fomos convidados para a inauguração da nova base do Samu. Deparamos com uma base totalmente diferente daquela primeira, que era agregada ao hospital do município – Hospital Municipal José Rabello de Mello –, mais precisamente, aos fundos do mesmo, ao lado do morgue (necrotério). A nova estrutura foi planejada com cuidado e o carinho. Atenderam a identidade visual Samu, local adequado para lavagem e desinfecção da viatura, alojamentos, escritórios, central de atendimento, farmácia, almoxarifado, tudo bem dividido”, parabenizaram os dirigentes do Samu de Petrópolis em carta.

No decorrer da cerimônia, o Coordenador do Samu, Alexandro Lisboa falou sobre o apoio do Prefeito Zelito Tringuelê e da Secretaria Municipal de Saúde, parabenizou a equipe reforçando a importância do comprometimento de todos, e ainda afirmou que “ser socorrista é escolher atender com responsabilidade e nunca desistir das vítimas socorremos”.

O atendimento do Samu é de grande importância para a população, porém cerca de 30% das ligações recebidas pela Central Serrana no primeiro semestre de 2017 não passaram de trotes. Somente entre janeiro e abril deste ano foram 332 ligações, sendo 92 trotes.

Segundo o coordenador do Samu, Alexandro Lisboa, os trotes são feitos em sua maioria por crianças e adolescentes, pensando nisso, o Samu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, irá lançar em setembro o projeto Samuzinho, que terá como objetivo de disseminar a importância do serviço em escolas da rede pública e privada do município.