A noite dessa terça-feira (18/7) foi de comemoração. Sonho realizado e mais uma etapa da vida foi vencida. Aconteceu a cerimônia de formatura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Acácia Leitão Portela, em Parada Modelo.

Ao todo foram 153 estudantes formados de três escolas da rede municipal de ensino: Acácia Leitão Portela, Maximino José Pacheco e Fazenda Sernambetiba. Cerca de 300 pessoas assistiram à cerimônia.

“Estou muito alegre, porque está completando mais um ano hoje. Não tive oportunidade de estudar quando era criança, mas graças a Deus estou terminando meus estudos. Estou muito feliz, e pretendo continuar”, falou a estudante Altineia Falcão, de 51 anos, da Escola Municipal Maximino José Pacheco.

“Estou muito feliz de completar mais um ano, primeira vez formada, e agradeço a Deus. Estou muito feliz e alegre”, contou a estudante Emanuele Viana, de 16 anos, da Escola Municipal Maximino José Pacheco.

“Não tenho muito o que dizer, apenas parabenizar. Somos bravos, somos fortes, porque conseguimos chegar a essa etapa. O sonho de vocês [alunos] não termina aqui. Que vocês façam uma faculdade, o que for de melhor para cada um (…); tenho certeza que cada pai, cada mãe, irmão, cada um que está aqui hoje, seus professores, todos estão orgulhosos de vocês. Quero que me digam: ‘valeu a pena?’”, comentou a secretária Municipal de Educação, Cecília Pais.

“Hoje é um dia de alegria, de comemoração, um dia muito especial, por ser o dia da formação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Às vezes, a gente pensa que a nossa oportunidade já passou. Daí, vem a perseverança. Nem sempre conseguimos fazer o que gostaríamos, mas para quem tem perseverança sempre haverá uma oportunidade. Eu tive a alegria de conhecer um pastor que até os 36 anos de idade ele era completamente analfabeto. Aí, ele aproveitou uma oportunidade da EJA, fez o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, depois se formou em Teologia. Hoje com 68 anos faz pós-graduação. Isso é muito bonito!”, expressou o vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo.

“Parabéns aos alunos, aos professores. O que eu posso dizer é que não desistam de si mesmos. Seus professores não tratam vocês como professores, e sim como filhos. Eles têm um carinho e uma dedicação muito grande com os alunos. Para o segundo semestre de 2017 tivemos um aumento nas inscrições da EJA em relação ao primeiro semestre. Tenho certeza que muitas outras pessoas estão vendo o sucesso de vocês e decidiram correr atrás de seus sonhos também”, manifestou o prefeito Zelito Tringuelê.