A Prefeitura de Guapimirim informa que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 está disponível a partir de hoje (18/07). Quem optar pelo pagamento integral do carnê de IPTU até o dia 10 de agosto terá um desconto de 15% e para pagamentos até o dia 10 de setembro o benefício será de 10%, o contribuinte também poderá parcelar o valor total em até cinco vezes.

O carnê será enviado via Correios e também poderá ser retirado pelo Portal do Cidadão no site da Prefeitura, ou diretamente na sede da Prefeitura. “O valor arrecadado com este imposto nos possibilita realizar diversas ações no município, e todo o valor será integralmente aplicado em benefício para a cidade e para população. E faço questão de receber todas as demandas dos guapienses, como estamos fazendo com o programa Prefeito no seu Bairro, que começou em Vila Olímpia e continuará em diversos locais da cidade”, afirma o Prefeito Zelito Tringuelê.

A Secretaria Municipal de Fazenda implantou um novo sistema de processamento de dados que irá melhorar o atendimento a população, com maior facilidade para o contribuinte e dando maior transparência às suas ações. “Esta mudança é importante para darmos maior segurança e conhecimento das ações do governo aos cidadãos de Guapimirim”, afirmou o Subsecretário de Fazenda, Ernane Dias.

Este ano o valor passou por uma adequação com base na Planta Genérica de Valores (PGV), que é um mapa fiscal da cidade com os preços do metro quadrado em cada região, e serve para definir o valor venal de cada imóvel. Este cálculo faz parte de uma lei municipal de 2002 que permite calcular de forma correta o valor do imposto, e que ainda não havia sido cumprida no município.

“Estamos corrigindo discrepâncias que estavam sendo cobradas pelo Tribunal de Contas, porque a lei não estava sendo seguida!” complementou o Secretário de Fazenda, Gilson Queiroz.

Para o próximo ano a previsão é de que o IPTU seja disponibilizado no mês de janeiro, também com descontos para pagamentos em cota única e permitindo que o valor seja parcelado em até 12 vezes.