Fique por dentro

Jovens de Serra Verde Imperial têm um encontro marcado com o futuro

Postado por Diego em 06/jul/2017 - Sem Comentários

Jovens de Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé e de Teresópolis têm um encontro marcado consigo mesmos, com a cultura, o lazer, a educação e com o futuro. Às 9h da próxima quarta-feira (12/7) acontece o lançamento da Caravana Id Jovem, ou simplesmente Identidade Jovem, para os municípios que formam a Serra Verde Imperial. O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado na Escola Municipal Acácia Leitão Portela (CIEP de Parada Modelo), situada na Rodovia Rio-Teresópolis, KM 107, s/nº – Parada Modelo, na pista sentido Teresópolis.

Na ocasião haverá apresentações artístico-culturais de inclusão social e de valorização da cultura popular.

O que é o Id Jovem?

O Id Jovem é o maior passaporte cultural do país. Além de conceder desconto ou gratuidade em shows, cinema, teatro e partidas de futebol, permite o uso com desconto ou gratuito no transporte coletivo interestadual, funcionando como um passe livre.

Podem aderir ao programa jovens entre 15 e 29 anos, de baixa renda e cadastrado em programas sociais do governo federal, como o Cadastro Único (CadÚnico), cuja família recebe até dois salários mínimos mensais, conforme estabelecido pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

O público-alvo em todo o Brasil é de, aproximadamente, 15,5 mil jovens, sendo 900 mil somente no estado do Rio de Janeiro, segundo os organizadores do evento.

O aplicativo do Id Jovem pode ser baixado para smartphones e a inscrição pode ser feita no site da Caixa Econômica Federal (CEF).

A título de curiosidade: pelo CadÚnico é possível comprovar a situação financeira para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Lançamento do programa no Rio

No último dia 29 de junho, os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado; de Cultura, professor Luís Cláudio; e de Educação, Cecília Pais; além da coordenadora de Juventude, Carmen Helena, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do programa no Museu do Amanhã, no Centro do Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *