‘Vocês, alunos, são como nossos filhos, são o futuro de Guapimirim’

Postado por Diego em 05/jul/2017 - Sem Comentários

O que mantém uma sociedade viva e firme são os valores que ela defende e servem de alicerce para a própria preservação. Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na manhã desta quarta-feira (5/7), na Escola Municipal Vila Olímpia, em Vila Olímpia. O programa tem por objetivo conscientizar os jovens sobre os riscos do uso de drogas e é uma parceria entre a Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

“Estou aqui para parabenizar cada um de vocês. Estou emocionado com este projeto que já existe há bastante tempo e agradeço ao trabalho dos policiais militares. O poeta Vinícius de Moraes dizia que ‘a vida é feita de escolhas’. O que esse programa faz é mostrar as escolhas que vocês têm. Nós podemos escolher o caminho do bem e o caminho do mal. Quando se escolhe o caminho do bem, a gente vai colher coisas boas; quando se escolhe o caminho do mal, a gente colhe coisas ruins (…); muitos dos alunos que estão aqui poderão estar amanhã no lugar de um policial militar, de um vereador, um vice-prefeito ou prefeito, talvez aqui saiam secretários de segurança e de educação”, comentou o vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo.

“Vocês, alunos, conseguiram me emocionar muito. Vocês são como nossos filhos, são o futuro de Guapimirim (…); isso tudo (a formatura do Proerd) é reflexo da dedicação de vocês, reflexo do trabalho de seus professores e do comprometimento e da parceria de vocês, policiais militares. Eu agradeço muito essa parceria”, expressou a secretária Municipal de Educação, Cecília Pais, que aproveitou a ocasião para agradecer às diretoras Lúcia Ribeiro e Sandra Izidoro, o coordenador pedagógico Paulo Duarte, entre outros colaboradores.

“(…) O que a gente faz em sala de aula é um complemento à educação, a gente reforça os valores morais”, manifestou o sargento Daniel Filipe, do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

As atividades do Proerd duraram 17 semanas. Durante o curso, os estudantes fizeram uma redação, falando da importância do Proerd. Os vencedores dos melhores textos ganharam uma bicicleta. O programa foi criado em 1992, sendo que em Guapimirim já existe há cerca de 20 anos.

“O Proerd começou no Rio de Janeiro em 1992, e hoje ele está completando 25 anos. O projeto tem finalidade de orientar os alunos estar longe do uso das drogas. É um programa desenvolvido tanto nas escolas de Guapi quanto de Magé e nos municípios do estado do Rio de Janeiro para as turmas de quinto ano. Hoje formamos aqui em Guapimirim seis turmas num total de 300 alunos, que alcançaram o objetivo do programa”, explicou o sargento José Goyanna.

Marcaram presença no evento o subsecretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Fuly, o presidente da Câmara Municipal, Halter Pitter, o vereador Alex Gonçalves (Leleco), além de representantes da PMERJ.

Ontem (4) o Proerd já havia formado mais 100 alunos das escolas municipais Acácia Leitão Portela e Santa Eugênia. O prefeito Zelito Tringuelê esteve na cerimônia e na ocasião falou: “A nossa parceria com a Polícia Militar vai muito além da segurança pública. Estamos unidos em prol da educação, da cidadania e pelo social. Juntos vamos construir uma sociedade melhor, um novo futuro, uma nova Guapi”.