Guapimirim participa do lançamento do programa Id Jovem

Postado por Diego em 29/jun/2017 - Sem Comentários

A Prefeitura de Guapimirim marcou presença no lançamento da caravana Identidade Jovem (Id Jovem), na manhã desta quinta-feira (29/6), no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio. O programa consiste num documento que concede acesso com desconto (meia-entrada) ou gratuidade a eventos artísticos, culturais e esportivos. Guapimirim foi representado pelos secretários municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado; de Cultura, professor Luís Cláudio; e de Educação, Cecília Pais; a vereadora Alessandra Lopes; e pela coordenadora de Juventude, Carmen Helena.

O evento contou com a presença de representantes dos governos federal e estadual e dos 92 municípios fluminenses e também do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O Id Jovem foi lançado na capital carioca nesta quinta-feira (29).

O que é o Id Jovem?

O Id Jovem é o maior passaporte cultural do país. Além de conceder desconto ou gratuidade em shows, cinema, teatro e partidas de futebol, por exemplo, permite o uso com desconto ou gratuito no transporte coletivo interestadual, funcionando como um passe livre.

Podem aderir ao programa jovens entre 15 e 29 anos, de baixa renda e cadastrado em programas sociais do governo federal, como o Cadastro Único (CadÚnico), cuja família recebe até dois salários mínimos mensais, conforme estabelecido pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

O público-alvo em todo o Brasil é de, aproximadamente, 15,5 mil jovens, sendo 900 mil somente no estado do Rio de Janeiro, segundo os organizadores do evento.

O aplicativo do Id Jovem pode ser baixado para smartphones e a inscrição pode ser feita no site da Caixa Econômica Federal (CEF).

A título de curiosidade: pelo CadÚnico é possível comprovar a situação financeira para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Id Jovem em Guapimirim

Em Guapimirim, o Id Jovem será lançado às 9h do próximo dia 12 de julho (quarta-feira), na Escola Municipal Acácia Leitão Portela, em Parada Modelo, na Rodovia Rio-Teresópolis KM 107 s/nº, na pista sentido Teresópolis. Haverá atrações culturais, populares e de inclusão social. O evento é aberto ao público.