Ontem (15/6) foi feriado de Corpus Christi e hoje (16) é ponto facultativo para muitos trabalhadores brasileiros, exceto para os agentes de saúde que foram às ruas nesses dois dias para continuar a campanha de vacinação contra a febre amarela e a gripe (Influenza). Foram instalados três postos temporários: no Supermercado Terê Frutas, no Centro; no ponto final das linhas de ônibus, no bairro da Caneca Fina; e no Rogério’s Bar, na Barreira.

Em dois dias, 178 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela e 226 contra a gripe, relatou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Sabrina Santana. “A prevenção é a melhor opção. Por isso, temos nos mobilizado e intensificado a vacinação contra a febre amarela. Estaremos também ofertando a imunização contra a gripe enquanto durarem nossos estoques”, disse.

“Os nossos esforços são para completarmos a vacinação contra a febre amarela no estado do Rio de Janeiro, já que atingimos 84% do público-alvo e queremos chegar a 100%. Em alguns municípios próximos houve casos da doença, por isso é tão importante que as pessoas se imunizem”, alertou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marco Appolinario.

Amanhã (17), os trabalhos dos agentes continuam das 9h às 15h em frente ao Supermercado Terê Frutas e na entrada de Guapimirim, perto do ponto de informação que liga a Rodovia Rio-Teresópolis à reta (Avenida Dedo de Deus).

“Estamos fazendo a nossa parte para vacinar a população e promovermos melhorias na saúde. Somente no primeiro dia de campanha de vacinação contra a febre amarela, em 18 de março deste ano, 2.633 pessoas foram imunizadas. Até o dia 5 de abril esse número foi de 35.280. Em menos de um mês, conseguimos vacinar mais da metade do público-alvo que é de 48 mil”, destacou o prefeito Zelito Tringuelê.

Recentemente, a vacina contra a gripe foi liberada para todos pelo Ministério da Saúde, excepcionalmente neste ano. A mesma NÃO é recomendada para alérgicos a ovo. Em caso de dúvida, a orientação é consultar um profissional de saúde. Inclusive, é possível tomar no mesmo dia tanto a vacina da gripe quanto a da febre amarela.

“Se um morador de Guapi sabe de algum parente, amigo ou funcionário que ainda não se vacinou, convença-o a se vacinar o mais breve possível. Com saúde não se brinca!”, ressaltou o vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo.